I.D.H
Nic: Bia, você estudou
para o teste de amanhã?
Bia: Muito pouco. E vc?
Nic: Estudei com o meu
pai...
Bia: Gosto muito quando
o meu pai pode me ajudar com minhas tarefas do colégio.
Nic: Apesar do meu pai
explicar muito bem, achei a matéria um pouco complicada...
Bia: Essa matéria sobre
I.D.H e Índice Gini?
Nic: É.
Bia: Como ele te
explicou esses índices?
Nic: Disse que o Índice de Desenvolvimento
Humano ou I.D.H, é uma maneira de medir
a qualidade de vida das pessoas nos diversos países.
Bia: Traduzindo...
Seria?
Nic: Para medir a
qualidade de vida de um país, diversos pesquisadores verificam a expectativa de
vida, a qualidade da educação e a média de salário que as pessoas recebem por
mês.
Bia: Vamos por parte...
Eu sei que a expectativa de vida é a quantidade média de anos que as pessoas de
um país costumam viver...Sei também, que o brasileiro vive em média 75 anos, o
australiano 83, e o congolês 50. E sei ainda, que essa diferença na média de
anos de cada país, está relacionada ao acesso a alimentação, a água potável, ao
saneamento básico e na qualidade dos serviços de saúde que cada povo dispõe.
Nic: Resumindo, quem
tem acesso a alimentação, água potável, saneamento básico e a um bom serviço de
saúde vive mais e quem não tem, infelizmente, vive menos.
Bia: Isso aí! Agora,
você disse que o I.D.H verifica a educação de um país, como assim?
Nic: Simples! Os
pesquisadores que fazem o I.D.H de um país, medem a educação através da
verificação de quantas crianças e adolescentes em idade escolar frequentam a
escola. Além de contar quantos jovens, adultos e idosos não sabem ler nem
escrever.
Bia: Entendí! E a média
de salário, o que o seu pai falou?
Nic: Ele disse que a
média de salário também é chamada de renda percapita ou renda por pessoa, e que
para chegar num resultado, eles somam toda a riqueza de um país e dividem pelo
número de habitantes...
Bia: Exemplo, por
favor!
Nic: Tá! Imagina que
uma família possua quatro pessoas: Pai, mãe e dois filhos.
Bia: Imaginei!
Nic: Agora, imagina
que o chefe desta família trabalhe e
ganhe R$2.400,00. A mãe também trabalha e ganha R$2.000,00. As crianças não
trabalham, só estudam.
Bia: Continue...
Nic: Some os salários
do pai e da mãe e divida pelo número de pessoas desta família...
Bia: (Salário do pai R$2.400,00) + (salário da mãe - R$2.000,00) =
R$4.400,00 : 4 (pai, mãe e os dois filhos)
= R$1.100,00. É isso?
Nic: É. Esses
R$1.100,00 é a renda percapita dessa família.
Bia: Entendí! Mas, você
ainda não explicou como os pesquisadores classificam esses países.
Nic: Bem lembrado!
Depois de verificar todos esses dados, eles classificam os países de zero (0) a
um (1). Os países que apresentam uma expectativa de vida de muitos anos, um bom
sistema de educação que atenda a todos os seus cidadãos e uma renda percapita
alta, ficam próximos do número 1 e são considerados países desenvolvidos ou
ricos. Como é o caso da Noruega que possui I.D.H de 0,945, o mais alto do nosso
planeta.
Bia: Já, os países que
apresentam uma expectativa de vida de poucos anos, um péssimo sistema de
educação que não atenda a todos os seus cidadãos e uma renda percapita muito
baixa, ficam próximos do número zero e são considerados países subdesenvolvidos
ou pobres. Como é o caso de Uganda no continente africano que possui I.D.H de
0,480. Não é isso?
Nic: Sim, senhora! E só
pra lembrar, o I.D.H do Brasil é de
0,500 que significa que somos um país em desenvolvimento.
Bia: Anotado! Só faltou
explicar o Índice Gini.
Nic: O índice Gini mede
a desigualdade que existe nos países. Ele também varia de zero a um.
Bia: Já sei! Lembrei que
a professora explicou na sala de aula que a Islândia, país da Europa, possui
Gini de 0,260 que significa que quase todos os trabalhadores de lá, possuem
bons salários que atendam a todas as necessidades básicas como educação, saúde,
transporte, moradia e alimentação. Já no Brasil, o Gini é de 0,530 e significa
que algumas pessoas aqui, ganham milhões por mês, enquanto outras, ganham
salário mínimo ou nada.
Nic: Falou tudo!
Bia: Seu pai te
explicou muito bem!
Nic: Verdade!
Bia: Vejo que entendeu
toda explicação.
Nic: Entendí! O
problema foi antes dele explicar.
Bia: O que houve?
Nic: Cheguei pra ele e
perguntei:
-
Pai, o senhor sabe essa matéria?
Ele
sorriu e respondeu: - Claro, meu filho! No colégio eu era o Rei da geografia...
Falei:
- e o senhor me ama?
Ele
repondeu:- claro que amo, Nic! Por que você está me perguntando isso?
Respondí:
- Se o senhor sabe a matéria e me ama, então, porque não pede a professora pra
fazer essa prova no meu lugar?
Bia: Hahahá!
Mapa
Nic: Você não sabe o
que me aconteceu, hoje, no colégio...
Bia: Não sei mesmo...
eu faltei a aula, lembra?
Nic: Ah, é... Tinha
esquecido.
Bia: E aí, vai me
contar?
Nic: Contar o que?
Bia: O que te aconteceu
no colégio...
Nic: Ah, é! Bom, você sabe
que acho o colégio o melhor lugar do mundo, tirando as aulas chatas, os
professores, a direção e...
Bia: O seu Tião...
Nic: Que Tião?
Bia: O zelador.
Nic: Isso! O seu Tião...
Bia: Colocar a culpa
nas aulas, nos professores, na direção e no coitado do seu tião é uma forma
diferente de dizer que não gosta de estudar, sabia?
Nic: Claro que não!
Bia: Claro que é!
Nic: Claro que...
Bia: Chega! Vai me
contar o que te aconteceu no colégio ou não?
Nic: Vou.
Bia: Então começa...
Nic: Bom, quando
cheguei no colégio, fui para a sala de aula, sentei na minha carteira da sorte,
tirei meus livros da mochila e...
Bia: E?
Nic: Comecei a ouvir o Pedro,
a karina, a Jéssica e o Marcos conversarem sobre a entrega de um trabalho...
Bia: Trabalho...que
trabalho?
Nic: Aí que está! Me
aproximei do grupo na intenção de descobrir sobre qual trabalho estavam falando
e...
Bia: Descobriu?
Nic: Descobrí...
Bia: E?
Nic: Quase chorei...
Bia: Hahahá! Quase chorou por causa de
um trabalho?
Nic: Não. Quase chorei por não ter feito
esse trabalho. É diferente, sabia?
Bia: Por que?
Nic: Pô, Bia! Eu sabia
tudo sobre mapas... esse trabalho era pra desenhar um mapa e colocar título,
escala, legenda e orientação... Simples assim!
Bia: Simples nada! Além
do desenho, tinha que responder as questões...
Nic: Quais questões?
Bia: Vou te enviar...
Nic: Tá!
Bia: Questão 1: Defina
o conceito de mapa.
Nic: Mapa é o desenho
de uma realidade.
Bia: Muito bem, Nic! E
você sabe o que é uma realidade?
Nic: Sei! Uma casa, uma
rua, um bairro, uma cidade são exemplos de algo real, ou seja, uma realidade
que pode ser desenhada numa folha de papel qualquer.
Bia: Isso mesmo! Questão
2: Escreva a função do título em um mapa. Dê um exemplo.
Nic: O título tem a
função de dizer o que foi desenhado na folha de papel, por exemplo, um mapa que
tenha vários tipos de árvores desenhadas, o título ideal, será: Vegetação.
Bia: Questão número 3: Desenhei
a rua em que moro numa folha de papel. O título que dei a esse desenho foi: Rua
Simplicidade. A escala que usei foi 1:30.000. A partir dessas informações,
explique a função da escala em um mapa?
Nic: A escala tem a
função de nos dizer quantas vezes a Rua Simplicidade foi reduzida em nosso desenho.
Bia: Questão 4: Explique
a escala 1:30.000.
Nic: O número um,
significa que uma rua foi desenhada, nesse caso, a rua simplicidade. Já o
número trinta mil, significa que o meu desenho é 30 mil vezes menor que a rua
que desenhei
Bia: Questão 5: Explique a função da legenda num
mapa.
Nic: A legenda tem a
função de dizer qual é o significado dos símbolos que aparecem no mapa.
Bia: Símbolos?
Nic: Símbolos são
pequenos desenhos que aparecem nos mapas e indicam lugares ou serviços. Como
por exemplo, se encontramos um desenho de um avião no mapa, esse símbolo, representa um aeroporto.
Bia: Muito bem! E a última
questão, é: Como é representada a orientação de um mapa?
Nic: A orientação de um
mapa é geralmente pelo símbolo N que significa, norte.
Bia: Excelente, Nic!
Você respondeu a todas as questões com muita facilidade.
Nic: É. E você? Entregou esse trabalho?
Bia: Entreguei ontem.
Nic: E como ficou
sabendo?
Bia: A professora
escreveu no quadro o tema e a data de entrega desse trabalho e pediu que todos copiássem
antes de sairmos para o recreio...
Nic: Hum... Acho que
lembrei...
Bia: Lembrou de copiar
o trabalho?
Nic: Não...Lembrei que não copiei, pois, sempre que a professora
passa um trabalho no quadro e pede para
turma copiar, insisto no erro de pensar
que:
“Não
preciso anotar esse trabalho...Vou lembrar de tudo.”
Bia: E?
Nic:... Eu nunca lembro!
Agricultura
Nic: Bia,
conseguí as respostas da prova de amanhã.
Bia: Que ótimo,
Nic! Como conseguiu?
Nic: Isso é
segredo mas, sei que a resposta da questão número um, é...
Bia: É?
Nic: É... aquela
que fala sobre o...
Bia: Fala sobre?
Nic: ...o... o...
o...
Bia: Sobre a
agricultura?
Nic: Isso! Sobre a
agricultura.
Bia: Uhum... Tem
certeza que conseguiu as respostas certas, Nic?
Nic: Duvida de
mim?
Bia: Não. Claro
que não!
Nic: Eu estudei
que a agricultura é...
Bia: A arte de
cultivar plantas que tenham utilidades para o homem.
Nic: Essa eu
sabia!
Bia: Claro que
sabia! (# Só que não!)
Nic: Também sei
que muitas plantas são cultivadas para serem usadas na alimentação, como as
frutas, verduras, legumes e cereais. Outras, como o algodão, são cultivadas
para a fabricação de roupas. Há ainda, aquelas que são transformadas em
energia, como a cana de açucar que vira o álcool utilizado em carros.
Bia: Muito bem! Me
surpreendeu! (# pesquisou no google)
Nic: Nic também é
cultura!.
Bia: Menos, muito
menos! Só porque acertou uma, não significa que esteja sabendo as outras.
Nic: Claro que
sei! Pode perguntar.
Bia: É pra já! O
que é a agricultura tradicional?
Nic: É...é...é...
me ajuda aí!
Bia: A agricultura tradicional é caracterizada
por ser praticada em minifúndio, ou seja, em pequenas propriedades rurais, com
o cultivo de vários produtos no mesmo local. Utiliza muita mão de obra braçal,
a produção é pequena e tem como objetivo produzir para a sobrevivência das famílias que a praticam.
Este
tipo de agricultura utiliza ferramentas e técnicas simples como a enxada, a
foice, o facão, a queimada, etc.
Nic: Quase
acertei!
Bia: Como assim?
você não falou nada!
Nic: Por isso mesmo!
Não falei, porque não sabia. Se soubesse, teria acertado. Bia?
Bia: ...Estou
aqui, tentando achar graça da sua piada...
Nic: Rs...Vamos
mudar de assunto...
Bia: Tá!
Nic: Você sabe o
que é a agricultura moderna?
Bia: Sei! É a
agricultura que utiliza muito dinheiro, máquinas, fertilizantes, pesquisas e o
que há de mais moderno em tecnologia agrícola. Essa produção é voltada para a
exportação e para indústria que transforma matéria-prima em produtos
industrializados.
Nic: Como exemplo,
podemos citar a a soja (matéria-prima) que é transformada em óleo (produto
industrializado).
Bia: Isso aí! Além
disso, a agricultura moderna utiliza mão de obra especializada de engenheiros
agrônomos e de técnicos agrícolas e é cultivada em grandes áreas (latifúndios).
Entendeu?
Nic: Entendí, Bia!
Bia: Ok! Então,
tchau...
Nic: Tchau e muito
obrigado por ter caído no meu plano.
Bia: Que plano?
Nic: Bom...No
início da conversa, disse que tinha conseguido as respostas para a prova de
amanhã, lembra?
Bia: Lembro... e?
Nic: Então, eu
mentí! Não tinha conseguido...
Bia: Sério? Nem
tinha percebido, Nic! (# Estou sendo sarcástica com
você).
Nic: Quem me
passou as respostas foi você. Sou um gênio...Hahahá!
Bia: Ok! Acho que
você me enganou (# só que não)...mas, só uma coisa gênio...
Nic: ?
Bia: A prova de
amanhã será sobre a indústria, isso quer dizer que as respostas que passei, não
te servirão...Gênio. Hahahá! (# Adoro!)
Agricultura
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W P P S B B G E V N E M Q W H
A N A P F W G H G W
H G E T S X Q I C O G M N D D
AGRICULTURA,BIA,CEREAIS,DINHEIRO,ENXADA,FAMILIAR,FERTILIZANTE,FRUTAS,
GEOGRAFIA,HOMEM,LATIFUNDIO,LEGUMES,MAQUINAS,MINIFUNDIO,MODERNA,NIC,
PESQUISA,PROVA,TRADICIONAL,VERDURAS.
Erosão
Extrativismo
Erosão
Nic: Olha esse
trabalho:
Erosão
é o processo de desgaste e transformação do relevo.
Ao
lamber um sorvete, nossa língua desgasta e cria uma nova forma nessa guloseima,
já percebeu? Assim também é a erosão, através da água da chuva, do vento, da
água do rio, do mar e das geleiras, ela desgasta e transforma o relevo.
Tipos
de erosão:
Erosão Pluvial (água das chuvas) : É o desgaste e a
transformação do solo causado pela água das chuvas.
·
Erosão pluvial superficial: Acontece quando a água da chuva
apenas lava o solo.
·
Erosão pluvial laminar: Acontece quando a água da chuva
transforma o solo em lama.
·
Erosão pluvial de ravina: Acontece quando a água da chuva abre
pequenas valetas no solo.
· Erosão pluvial de voçoroca: Acontece quando a água da chuva
causa grandes deslizamentos de terras, geralmente me morros, abrindo enormes
crateras no relevo.
Erosão Fluvial: É o desgaste causado pela força das águas do
próprio rio. Essa erosão consiste na ampliação da largura e profundidade
do curso de água.
Erosão Eólica (vento): É o desgaste e a tranformação dos solos e
das rochas causado pela força do vento. Esse tipo de erosão forma as dunas,
isto é, morros de areias e esculpe muitas formas nas rochas.
Erosão Glacial (geleira): É o desgaste causado pelo deslizamento
de geleiras em regiões congeladas. Exemplo: Polo Norte.
Erosão Marinha (Mar): É o desgaste das rochas,
causado pela força das águas do mar.
Bia: Olhei. O que
tem?
Nic: Escreví sobre
a erosão, não percebeu?
Bia: Percebí. E
daí?
Nic: Daí que não
era esse o tema do trabalho.
Bia: E ?
Nic: Vou te
explicar! A professor pediu um trabalho sobre a formação de vulcões e eu
escreví sobre a erosão, entendeu?
Bia: Agora
entendí. Ela passou esse trabalho para os alunos que ficaram em recuperação,
né?
Nic: Isso mesmo.
Bia: E aí,
entregou assim mesmo?
Nic: Tive que
entregar...
Bia: ?
Nic: Ué, fui
“obrigado” pelas circunstâncias.
Bia: Como assim?
Nic: Fiz o
trabalho, levei para o colégio e quando descobrí que o tema era outro, resolví
deixá-lo escondido na mochila e dizer para professora que tinha esquecido em
casa... Mas, sabe aquele dia em que tudo dá errado?
Bia: Sei.
Nic: Aconteceu
comigo! Meu lápis caiu no chão, fui pegar e caiu a caneta, o estojo, o
apontador, a régua, o lanche, a mochila, o livro, a mesa e o bendito
trabalho...
Bia: E aí?
Nic: Se não
bastasse... A professora foi me ajudar e aproveitou para pegar o trabalho que
estava, como todas as outras coisas, caído no chão.
Bia: E o que ela
disse?
Nic: Esqueceu o
trabalho em casa, né?
Bia: Hahahá! E o
que você respondeu?
Nic: A senhora
acredita em milagre? Acabou de acontecer.
Bia: Hahahá!
EROSÃO
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N D I H Z F
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E W N O X I
R A F T P R D F S J G S A E Y N E E X
E Y C O X U
BEATRIZ,EOLICA,EROSÃO,ERRADO,FLUVIAL,GLACIAL,LAMINAR,LAPIS,
MARINHA,MILAGRE,NICOLAS,PLUVIAL,PROFESSORA,RAVINA,SUPERFICIAL,
TRABALHO.
Matéria- prima
Nic: A professora de geografia passou alguma
atividade, hoje?
Bia: Sim!
Nic: Ela não
perdoa.
Bia: Não.
Nic: Pensando
nela, cheguei a seguinte conclusão: “Quanto
mais tempo o aluno ficar lendo, escrevendo, copiando e pensando em sala de aula,
maior é o salário do professor”.
Bia: Hahahá! Se isso for verdade, ela tá rica.
Nic: Também acho.
Bia: Já resolveu
a atividade que ela passou para casa?
Nic: Ainda não.
Pra dizer a verdade, nem sei qual é...
Bia: Sério?
Nic: É. Cheguei
atrasado e não conseguí assistir essa aula.
Bia: É verdade!
Quer que te envie a atividade...
Nic: Se não for
pedir muito, envia a atividade com as respostas, por favor!
Bia: Ok. Mas, vai
ficar me devendo essa, tá legal?
Nic: Tá. (# Um
dia, ainda vendo a minha casa para pagar tudo o que devo a Bia).
Bia: Questão
número 1: O que é matéria-prima? Resposta: É todo elemento retirado da
natureza, utilizado na fabricação de um produto.
Nic: Um exemplo...
Bia: Claro! O
algodão é a matéria-prima utilizada na fabricação de roupas. A areia é a
matéria-prima utilizada na fabricação de vidro. A madeira é a matéria-prima
utilizada na fabricação de móveis. E o
leite é a matéria-prima de queijos e iogurtes.
Nic: Fácil!
Bia: Questão número 2: O que são os recursos
naturais renováveis? Resposta: São elementos naturais que, quando utilizados,
podem ser repostos pela natureza. Exemplo: Água, ar, calor do sol e florestas.
Nic: Ué? Fiquei
um pouco confuso!
Bia: É muito
simples! Se a sociedade usar esses recursos com cuidado, provavelmente, nunca se
esgotarão.
Nic: Ah, tá!
Entendí... Prossiga por favor...
Bia: Questão
número 3: O que são recursos naturais não renováveis? Resposta: São elementos
encontrados na natureza que , quando utilizados, não podem ser repostos.
Exemplo: O petróleo, o ferro e o alumímio.
Nic: Isso quer
dizer que quando acabar...
Bia: Acabou. Só
lembrando que o petróleo é um recurso natural não renovável e matéria prima do
gás de cozinha, gasolina, querosene de avião, óleo diesel, graxas, asfalto,
cera e plástico. Mas, o ferro e o alumínio podem ser reciclados e reutilizados.
Nic: E o
petróleo?
Bia: Não.
Nic: Isso pode
comprometer o futuro da humanidade, né?
Bia: É. Questão
número 4: O que é o consumismo? Resposta: É o consumo incessante de novos
produtos e serviços sem que haja necessidade dos mesmos.
Nic: Ok.
Bia: Questão
número 5: O que é o consumo conspícuo? Resposta: É o consumo de bens e serviços
baseado na ostentação, no prazer, no prestígio social e não na necessidade.
Hoje, infelizmente, as pessoas são avaliadas pelo que possuem e não pelo que
são.
Nic: Um
exemplo...Por favor!
Bia: Algumas
pessoas quando precisam comprar um celular, mesmo sem poder, procuram adquirir
o aparelho mais caro, mais moderno e mais falado nas propagandas, pois, acham
que serão admiradas nas rodas de amigos,
por aquilo que possuem.
Nic: Estranho,
né?
Bia: Real.
Nic:
Continuemos...
Bia: Questão
número 6: O que é a obsolescência programada? Resposta: É uma estratégia
utilizada pelas empresas que diminuem o tempo de vida útil de um produto.
Assim, eles se tornam inutilizáveis ou ultrapassados e motivam o consumidor a
adquirir um novo. Exemplo: Uma lâmpada, fabricada na década de 1900 durava em
média 30 anos. Hoje, as lâmpadas duram em média 3 anos.
Nic: Entendí!
Mas, o que o consumismo, o consumo conspícuo e a obsolescência programada tem a
ver com matéria prima e recursos naturais?
Bia: Tudo! Quando
maior for o consumo, mais recursos serão utilizados na fabricação de novos
produtos. Além disso, maior será o dano causado a naturaza.
Nic: Tem razão,
não tinha pensado nisso... Próxima questão?
Bia: Acabou.
Nic: Já? Não
acredito!
Bia: E, voltando
a conversa anterior... Por que chegou atrasado no colégio?
Nic: Saí ás 07:00
de casa e parei durante 5 minutos em
frente a uma loja. Isso explica o meu atraso.
Bia: Claro que
não, Nic!
Nic: Claro que
explica!
Bia: Não explica!
Nossas aulas começam as 07:30, e você chegou 11:20, no colégio.
Nic: É...é...é.
Tem razão! Mas, já te falei abriu uma nova loja de games na rua do colégio?
Bia: Não. Mas... Calma
aí...
Nic: ?
Bia: Nic, é a
mamãe. Meu celular descarregou e esquecí de te avisar que saí do trabalho e
passei na casa da mãe da Bia e... QUE HISTÓRIA É ESSA DE NOVA LOJA DE GAMES,
HEIN?
Matéria prima
O B A T F M C A U O
R R X H Y N A H Z P I C L V F
E P V Z D C O M I E
S O U Q L P I M C V N A M L S
L J D M A M N I V C
K T L S G A M C V E M W O N K
O O O J E Q S R U O
N B E A T R I Z O P J R O S W
R J O A X B P P V U
J E N Z C V S J A L E B R Z K
T L A L G Q I A N J
G N C O N G G D G S A O R A I
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F Z F S M P A X T H M S E U H
P S D V Y Z U R R S
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S U Q E W U O M O A
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V Q F X H S Y J H A K Y T A J
F U T Z O Q U G R V
Z Z A O T U M R F M O G E N N
AGUA,ALUMINIO,BEATRIZ,CALOR,CONSPICUO,CONSUMISMO,CONSUMO,FERRO,
FLORESTAS,GAMES,LAMPADA,LOJA,MATERIA PRIMA,NATURAIS,NICOLAS,
OBSOLESCENCIA,PETROLEO,PROGRAMADA,RECURSOS,RENOVAVEIS,SOL.
Ecossistema
Nic: Quase não conseguí entrar no
colégio hoje, Bia.
Bia: Percebí. O que houve?
Nic: Isso
é uma longa história...
Bia: Gosto de história longa, pode
começar.
Nic: Acordei pensando que era sábado e
por isso, achei que podia me dar o direito de dormir até as 5.
Bia: Cinco da manhã?
Nic: Não. Até 5 para o meio dia.
Bia: Hahahá! E como soube que não era
sábado?
Nic: Ouví uma voz de mulher dizendo:
“Seu Nicolas, se o senhor não descer em 30 segundos, subo aí e te arranco dessa
cama .” Minha mãe sabe mesmo como me motivar.
Bia: Hahahá! E aí?
Nic: Antes que ela terminasse a frase,
já estava arrumado e terminando de tomar meu café.
Bia: Isso que é eficiência. Mas, e
depois?
Nic: Contra a minha vontade, fui para
o colégio. No meio do caminho, lembrei daquela atividade que a professora
passou na semana passada e pediu que entregássemos hoje.
Bia: Que atividade?
Nic: Aquela sobre, litosfera, atmosfera,
hidrosfera, biosfera, fauna, flora e ecossistema.
Bia: Sei. E aí?
Nic: Olhei para o caderno, ele me
olhou... Então, percebí que não tinha respondido as questões e aí...
Bia: ?
Nic: Lembrei que tinha escapado da minha
mãe mas, certamente não conseguiria escapar da professora. Aí, comecei a
responder qualquer coisa.
Bia: Como assim?
Nic: Comecei a inventar as respostas.
Sabe como é, né? Qual aluno nunca pensou “ Fiz errado mas, terminei.”
Bia: Não acredito que você fez isso. (# Eu
te conheço e sei que fez)
Nic: Fiz.
Bia: O que você escreveu na primeira
questão?
Nic:
Deixa eu ver... Primeira questão... O que é a litosfera?
Bia:
É.
Nic: Respondí que é uma coisa legal e
bonita...
Bia: Hahahahahahá! Tô chorando de tanto
rir...
Nic: Não é isso, mas não?
Bia: Claro que não!
Nic: Então, o que é?
Bia: É a camada de rocha da terra.
“Lito” significa rocha e “sfera” quer dizer camada. É nessa camada que vivemos.
Nic: Ué?! É isso?
Bia: É.
Nic: Se errei essa, devo ter errado as
outras também.
Bia: Será? Hahahá!
Nic: Já ví que vou ter que refazer essa
atividade.
Bia: Sua sorte é que, hoje, a profesora
não teve tempo de olhar todos os cadernos.
Nic: É, mas amanhã não terei essa sorte.
Por isso, vou aproveitar e refazer essa atividade. Pode me ajudar?
Bia: Claro!
Nic: Então, me envia a resposta da questão número 2: O que
é a atmosfera?
Bia: É a camada de ar que envolve a
Terra e a utilizamos para respirar. Além do ar,
essa camada possui outros gases importantes que envolvem o nosso
planeta. Atmo significa gases e sfera, camada.
Nic: Corrigido! Continuando... Questão
número3: O que é a hidrosfera?
Bia: É a camada de água que envolve a
terra. Esta camada é formada por todos os rios, mares, lagos e oceanos do nosso
planeta. Hidro significa água e sfera, camada.
Nic: Ok! Questão número 4: O que é a
biosfera?
Bia: É a união da litosfera com a
atmosfera e a hidrosfera. É o ambiente perfeito onde se desenvolve toda forma
de vida no planeta. Biosfera é a camada da vida.
Nic: Fauna?
Bia: É o conjunto de animais de uma
região.
Nic: Flora?
Bia: É o conjunto de plantas de uma
região.
Nic: Elementos bióticos da natureza?
Bia: São os seres vivos da natureza
(Animais, plantas e microrganismos).
Nic: Elementos abióticos?
Bia: São os seres não vivos da natureza
(solo, água, ar, minerais e calor do sol).
Nic: Finalmente a última... Explique o
que é o ecossistema?
Bia: É um sistema de interações entre os
elementos bióticos e abióticos da natureza.
Nic: Ufa! Terminamos.
Bia: Espero que tenha aprendido alguma
coisa com essa atividade.
Nic: Claro que aprendí!
Bia: Por exemplo?
Nic: Aprendí que a atividade não estava
difícil...
Bia: Não?
Nic: Difícil era adivinhar as respostas
certas.
Ecossistema
A A T B F R X V W E
J Z B X K H S E B S M K N C I
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A V P X B N S W D I F B A R K
ABIOTICOS,AGUA,ANIMAIS,ATIVIDADE,ATMOSFERA,BEATRIZ,BIOSFERA,BIOTICOS,
CAMA,ECOSSISTEMA,ELEMENTOS,FAUNA,FLORA,HIDROSFERA,LITOSFERA,MINERAIS,
NICOLAS,SABADO,SOLO.
Extrativismo
Bia: Bom dia, Nic!
Nic: Bom dia, Bia!
Bia: E aí, fez o
resumo?
Nic: Fiz.
Bia: E onde está?
Nic: Perdí.
Bia: Perdeu?
Nic: Caí e perdí.
Bia: Caiu também?
Nic: Três vezes.
Bia: Caiu três
vezes? Como assim?!
Nic: Bom, eu
estava indo para o colégio, quando resolví ler o resumo...
Bia: E?
Nic: Andando
distraído e com o resumo na mão...
Bia: Aliás, distraído
deveria ser o seu sobrenome, né?
Nic: Não é pra
tanto, bia...isso acontece de vez em quando...
Bia: De vez em quando? Sempre, né?... (#o Nic é
distraído desde que o mundo é redondo)
Nic: Engraçadinha!
Posso continuar?
Bia: Rsrsrs... Desulpa,
esquecí que você estava contando sobre o resumo, aliás, o que estava escrito nesse
“resumo”?
Nic: Era um
resumo sobre o extrativismo... estava escrito que a atividade extrativa
consiste na retirada ou extração de recursos da natureza...
Bia: E?
Nic: E que essa
atividade se divide em três tipos: extrativismo animal, vegetal e mineral.
Bia: Continue...
Nic: A atividade
extrativa animal ou extrativismo animal é a retirada de animais da natureza
através da caça e da pesca.
Bia: Vale lembrar
que a pesca no nosso país é uma atividade extrativa permitida, já a caça de
animais silvestre, ou seja, animais que vivem na natureza como onças, jacarés e
araras é proibida por lei.
Nic: E a compra e
venda desses animais é crime!
Bia: Bem
lembrado, Nic...
Nic: Já o
extrativismo vegetal consiste na retirada de plantas, madeiras e frutos das
árvores que estão na natureza.
Bia: Isso aí! Agora,
só falta você explicar o extrativismo mineral?
Nic: É a extração de recursos minerais da natureza.
Bia: Recursos
minerais?
Nic: É. Por
exemplo, a retirada de ouro, ferro, diamante, esmeraldas, minério de alumínio,
prata, bronze e cobre.
Bia: E onde são
encontrados esses recursos minerais?
Nic: Nas rochas e
no solo.
Bia: Humm...entendí
quase tudo!
Nic: E o que você
não entendeu?
Bia: Como você
caiu três vezes e perdeu o resumo...
Nic: Vou
explicar! Quando terminei de ler o resumo, comecei a atravessar a ponte que
passo todas as manhã para vir ao colégio...
Bia: Ponte?!?!?! Tá
louco?!?!? Voce mora na rua do colégio e nunca existiu uma ponte aqui...
Nic: Ué?!?! Não
tem ponte mais, não?
Bia: Nunca teve.
Nic: Afinal, a
história é minha ou sua?
Bia: Desculpa!
Nic: Ao dar três
passos sobre a ponte, ela quebrou e caí. Mais que depressa me segurei numa
corda que sustentava a ponte...
Bia: E?
Nic: A corda
arrebentou e desta vez me agarrei numa raiz muito fina que estava no
barranco...
Bia: Já sei, a
raiz arrebentou e ...
Nic: Eu caí no
rio. A água do rio abriu a minha mochila e levou o resumo...
Bia: Levou só o
resumo?
Nic: É.
Bia: Eu
acredito... (#só que não!)
Nic: E aí, o que
achou da minha história?
Bia: Achei que
metade dessa história não é verdade...
Nic: e a outra
metade?
Bia: É mentira
mesmo!
EXTRATIVISMO
M H Q X B C V I C A
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E V H Q U I U O E K K N F R N
ANIMAL,ARARA,BEATRIZ,COLEGIO,CRIME,DIAMANTE,EXTRATIVISMO,
FERRO,JACARE,LEI,MENTIRA,MINERAL,NICOLAS,OURO,PONTE,
PROIBIDO,RESUMO,RIO,SILVESTRE,VEGETAL.
Climas
Nic: Bia, tentei te
ligar a tarde toda e o seu celular estava desligado...
Bia: Estava. A bateria
acabou quando fazia compras com a minha mãe...
Nic: Você já está em
casa?
Bia: Só um minuto...
conectando o celular no carregador e... pronto! Pode continuar...
Nic: Queria te enviar a
minha parte do trabalho em grupo, pode ser?
Bia: Claro! Vou
aproveitar e juntar com a minha e a que e a Jéssica me enviou... qual é mesmo a
sua parte?
Nic: Aquela sobre os tipos
de clima do Brasil, lembra?
Bia: Ah, tá!!
Nic: Um, dois, três e
... Enviei.
Bia: Vou abrir aqui...
Nic: Tá!
Bia: É esse o arquivo?
·
Clima subtropical: O verão é quente
e o inverno é bastante frio, sendo comum a ocorrência de neve em alguns
lugares. As chuvas
são regulares e bem distribuídas durante o ano todo. Este clima é
característico da região Sul do nosso país.
·
Clima tropical: Apresenta duas
estações bem definidas; o verão é bastante quente e chuvoso e o inverno é frio
e quase sem chuva. Este clima é típico das regiões Sudeste, Centro-Oeste e
Nordeste do Brasil.
·
Clima tropical de
altitude:
É um clima das áreas altas, característico das serras e montanhas. Por causa da
altitude, é menos quente no verão, que o clima tropical, e bastante frio no
inverno. É encontrado na região Sudeste do Brasil.
·
Clima tropical
semiárido:
É muito quente durante o ano inteiro e raramente chove. É típico de algumas
áreas da região Nordeste do país.
·
Clima equatorial: Bastante quente e
chuvoso durante todo o ano. Característico da região Norte do Brasil.
Nic: É. Depois que fiz
esse trabalho e aprendí sobre esse assunto, lembrei que na semana passada,
durante aquele teste que fizemos, tinha uma questão assim:
O
verão do clima tropical é caracterizado por ser:
a A) Quente e chuvoso
b B) Quente e sem chuva
c C ) Quente e frio
d D) Quente e com neve
Lembra?
Bia: Lembro! E aí, qual
opção você marcou?
Nic: A letra “e”
Bia: Nic, no teste não
tinha a opção “e”...
Nic: Sei disso mas, durante
o teste, achei todas as opções confusas e aí, me veio a brilhante idéia de
criar essa opção...
Bia: E o que você
escreveu nessa tal letra “e”?
Nic: Leia:
E E) Não sei. Olhe a
resposta certa na prova da Bia.
Bia: Hahahá!
Nic: Será que a
professora vai considerar a minha honestidade?
CLIMAS
T H W I F Z Q Q A R
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ALTITUDE,BEATRIZ,BRASIL,CENTRO OESTE,CHUVOSO,CLIMAS,EQUATORIAL,FRIO,
JESSICA,MONTANHAS,NICOLAS,NORDESTE,NORTE,QUENTE,SECO,SEMI ARIDO,
SUBTROPICAL,SUDESTE,SUL,TRABALHO,TROPICAL.
Problemas urbanos
Nic: Bom dia!
Bia: Olá, Nic! Tudo
bem?
Nic: Nas férias,
tudo fica bem, Bia...
Bia: Fica mesmo!
Nic: Falando
nessa palavra maravilhosa que amo muito, já te disse que vou viajar com meus
pais?
Bia: Amo viajar!
Pra onde vocês vão?
Nic: Não sei
ainda, mas acho que vamos para o interior.
Bia: O interior é
tudo de bom!
Nic: Também
gosto.
Bia: Fugir da
cidade grande nas férias é tudo o que meus pais querem nas férias...
Nic: Fugir?
Bia: É. Meus pais
são do interior, vieram para a capital para estudar e trabalhar, mas sempre
reclamam daqui.
Nic: Por que?
Bia: Por causa
dos sérios problemas urbanos que temos nas grandes cidades brasileiras,
inclusive na nossa.
Nic: Problemas...
Bia: Urbanos... A professora nos ensinou sobre
eles, lembra?
Nic: Não. Esse
nome me dá azar...
Bia: Que nome?
Nic: Pro...
Bia: fessora?
Nic: É
Bia: Desculpa!
Nic: Desculpada. Afinal,
por que seus pais não gostam da nossa cidade?
Bia: Gostar, eles
até gostam mas, vivem reclamando que aqui e nas grandes cidades do país, há
problemas de moradia, onde parte da população mais pobre vive em comunidades
carentes ou em áreas com risco de deslizamento e de enchentes. Além disso,
sempre falam que há muitos moradores de rua, principalmente nos grandes centros
urbanos.
Nic: Já conversei
com meus pais sobre isso e acho que eles tem razão.
Bia: Também acho.
Além desse problema de moradia, meus pais reclamam da violência que tem
aumentado de maneira considerável.
Nic: Violência?
Bia: É. O elevado
número de mortes, roubos, agressões, sequestros, a formação de quadrilhas
ligadas ao tráfico de drogas...
Nic: E eu achando que isso era coisa só da TV...
Bia: Infelizmente
é a nossa realidade, Nic.
Nic: Seus pais
moram aqui, por causa das oportunidades de emprego, né?
Bia: É. Mas, meu
pai vive dizendo que muitas empresas das grandes capitais do Brasil, estão se
mudando para as cidades menores, com o objetivo de pagar menos impostos e
menores salários para os funcionários. Além disso, ele diz que as empresas
estão substituindo funcionários por máquinas.
Nic: Máquinas?!?
Ué, os transformers estão trabalhando no Brasil? Pensei que fosse só um filme.
(# Acrise pegou geral).
Bia: Seu bobo!
Não é nada disso.
Nic: Então, o que
é?
Bia: Um caixa
eletrônico de banco é uma máquina que substitui um trabalhador. Outro exemplo é
um trator agrícola que substitui o trabalho de vários agricultores.
Nic: Entendí!
Bia: Além disso,
para se manter empregado as empresas estão exigindo dos trabalhadores mais anos
de estudo e qualificação, o que nem sempre é acessível para grande parte da
população mais pobre e acaba aumentando o número de em empregos informais.
Nic: Empregos
informais?
Bia: Sim! emprego informal é o trabalho sem
carteira assinada. Em muitos casos o trabalhador informal não tem salário fixo,
nem direito as férias e a outros benefícios. Como por exemplo: Feirantes,
lavadores de carro e ambulantes.
Nic: Meus pais
não são informais...
Bia: Seus pais
possuem emprego formal que é aquele onde o trabalhador tem sua carteira
assinada pelo empregador e recebe todos os direitos trabalhistas como
férias, 13° salário, descanso semanal, seguro desemprego e outros
benefícios.
Nic: Isso mesmo!
Aliás, acho que todos os trabalhadores deveriam ter acesso ao emprego formal.
Bia: Concordo!
Nic: Seus pais
reclamam de mais algum problema urbano?
Bia: Sim!
Reclamam do transporte público das grandes cidades, que além
do preço das passsagens ser muito caro, há engarrafamentos todos os dias.
Nic: Você falando
assim, dá vontade de ir para o interior e ficar por lá.
Bia: É mesmo.
Mas, apesar de todos esses problemas é nas grandes cidades que encontramos as
melhores oportunidades de escolas,
cursos, qualificação profissional, empregos e lazer.
Nic: Isso é! Além
disso, quem mora no interior vive menos.
Bia: Como assim?
Nic: Ué?! Quem mora
no interior vive menos estressado, menos aterrorizado e menos desconfiado.
Bia: Hahahá! Só
você pra inventar essas coisas.
PROBLEMAS URBANOS
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CAPITAL,CARENTE,CIDADE,COMUNIDADE,EMPREGO,FÉRIAS,FORMAL,INFORMAL,
INTERIOR,MAQUINAS,MORADIA,POBRE,PROBLEMAS,REALIDADE,SAUDE,TRABALHAR.
TRANSPORTE,URBANOS.
Urbanização
Nic: Hoje, vou
acertar todas as questões da prova.
Bia: Olá, Nic!
Tudo bem?
Nic: Estou
intelectualmente ótimo!
Bia: Isso deve
ser bom, né?
Nic: É. Sinto que
meu cérebro dobrou de tamanho.
Bia: Já sei!
Bateu com a cabeça e ela inchou, não foi?
Nic:
Engraçadinha. Saiba que sua piadinha de mal gosto não me abalará, pois, estudei
tanto que me tornei um ser imortal.
Bia: Sério? E o
que tem a ver, estudar para a prova e ser imortal?
Nic: É...é...é...Que
pergunta boba!
Bia: Hahahá! Não
sabe, não é?
Nic: Claro
qu... Meus poderes só permitem que eu
responda as perguntas da prova e nada mais!
Bia: Ah, é?
Nic: É...
Bia: Então, me
responda... O que uma cidade global?
Nic: Poder
infinito da inteligência, ativarrr! É uma cidade com uma ampla rede de infraestrutura,
como rodovias, ferrovias, portos, aeroportos, energia, serviços de lazer
(shopings, hotéis, restaurantes, parques, bibliotecas, cinemas, teatros, casas
de eventos em geral...), universidades e centros de pesquisas, além de
importantes redes de bancos e serviços de telecomunicações (tv, telefonia,
internet, rádio, jornais, revistas, etc). Essa infraestrutura é essencial para
o bom funcionamento das grandes empresas que se instalam no país. Nova York nos
Estados Unidos, Tóquio no Japão, Paris
na França, Londres na Inglaterra, Berlim na Alemanha e São Paulo no Brasil, são
consideradas cidades globais.
Bia: Tirando a
parte do “poder infinito ativar”, mandou muito bem!
Nic: Outra
pergunta, por favor!
Bia: É pra já! O
que é uma megacidade?
Nic: É uma cidade
com mais de 10 milhões de habitantes. A cidade de São Paulo é um exemplo.
Bia: O que é uma
metrópole?
Nic: É a cidade
mais importante de um estado. No caso do Brasil, as metrópoles são as capitais
de cada estado.
Bia: E, região
metropolitana?
Nic: São as
cidades vizinhas da metrópole.
Bia: Rede urbana?
Nic: Assim como
as pessoas trocam mensagens nas redes sociais, as cidades também trocam,
compram e vendem informações, serviços e mercadorias entre si. Chamamos isto de
rede urbana.
Bia: E, hierarquia
urbana?
Nic: É o grau de
importância que cada cidade tem dentro do país. São Paulo é a cidade mais
importante do Brasil, por oferecer a mais completa rede de serviços,
mercadorias e informações do nosso país.
Bia: Apesar de
não acreditar nos seus super poderes, sei que estudou muito. Parabéns! Continue
assim!
Nic: Claro que
estudei! Se eu tirar nota baixa nessa
prova, minha mãe brincou dizendo...
Bia: Dizendo?
Nic: Que irá
destruir metade da floresta amazônica.
Bia: Como?
Nic: Quebrando
cabos de vassoura nas minhas costas.
URBANIZAÇÃO
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AEROPORTOS,BANCO,BIBLIOTECAS,BRASIL,CAPITAL,CIDADE,
ENERGIA,ESTADO,ESTRUTURA,FERROVIA,HIERARQUIA,LAZER.
LONDRES,MEGACIDADE,MERCADORIAS,METROPOLE,PARQUES,
PESQUISA,PORTOS,REDE,REDE URBANA,RESTAURANTES,RODOVIA,
URBANO,VASSOURA.
Indústria
Nic: A desculpa é
uma palavra mágica que resolve muitas coisas dentro de uma sala de aula, sabia?
Bia: Sabia.
Nic: Quem nunca
disse: “ Professora, esquecí meu trabalho em casa?”
Bia: É. E quem
nunca perguntou, mesmo sem sede: “Professora, posso ir beber água?”
Nic: A desculpa
ainda me levará a faculdade. Por isso, que gosto tanto dela.
Bia: Falando em
desculpa, amanhã faremos prova oral, já pensou em alguma?
Nic: Já. Direi
que o gato comeu a minha língua.
Bia: Essa não vai
colar, Nic! Só esse mês, você ganhou 7 advertências por falar demais durante a
aula de geografia.
Nic: É mesmo. Tinha
esquecido. E agora, o que vou dizer?
Bia: O rei das
desculpas é você, não eu.
Nic: Já sei! Me
ajuda a estudar o questionário que a professora passou...Vou pensar numa boa
desculpa, assim que aprender essas questões.
Bia: Ajudo. Mas,
se aprender o questionário, não vai precisar de desculpas...
Nic: Vai me
ajudar ou não?
Bia: Vou. Vamos
fazer assim, você envia as questões e eu as respostas, ok?
Nic: Questão
número 1: Quais são os tipos de indústrias?
Bia: De base,
intermediária e de bens de consumo duráveis e não duráveis.
Nic: Traduzindo...
Bia: A indústria
de base ou pesada, extrai matérias primas das rochas e dos solos e as
transforma em produtos que servem para outras indústrias.
Nic: Um exemplo,
por favor!
Bia: Claro! Esse tipo de indústria extrai petróleo e o transforma
em gasolina, óleo diesel e querosene. Extrai carvão mineral e o transforma em
energia. Extrai bauxita e a transforma em alumínio. Extrai ferrita e a transforma
em ferro.
Nic: Entendí!
Bia:
Continuando... A indústria intermediária ou de capital, utiliza o ferro e o
alumínio produzidos pela indústria de base e os transforma em máquinas e
equipamentos para as indústrias. Além disso, fabricam tratores, guindastes,
navios e aviões.
Nic: Anotei.
Bia: A indústria
de bens de consumo duráveis é aquela que fabrica produtos que duram em média 3 anos ou mais. Como carros, motos,
móveis, eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos. E a indústria de bens de
consumo não duráveis fabrica produtos que duram em média, até 2 anos. Como
alimentos, remédios, cosméticos e roupas.
Nic: Vou enviar
as outras questões.
Bia: Claro!
Nic: Explique o
que é o monopólio.
Bia: É quando uma
indústria domina um setor da economia. A gillette é um exemplo de monopólio
pois, domina o mercado mundial de lâminas de barbear.
Nic: E
oligopólio?
Bia: É quando
duas ou mais empresas dominam um setor da economia. Como exemplo, a Coca-cola e
a Pepsi dominam a venda de refrigerantes no mundo.
Nic: Truste?
Bia: É quando uma
empresa controla todas as etapas de produto.
Nic: Tem um
exemplo?
Bia: Tenho. A Petrobrás
é responsável por extrair o petróleo, refinar, distribuir e vender nos postos
de gasolina.
Nic: Ah, tá!
Bia: Acabaram as
perguntas?
Nic: Ainda não!
Faltam duas.
Bia: Quais?
Nic: O que é um
Cartel?
Bia: É quando duas
ou mais empresas concorrentes, combinam o preço de suas mercadorias. Um
exemplo, imagina que as cinco padarias do nosso bairro, cobrem R$0,50 pelo
pãozinho francês. O mesmo preço em todas
as padarias caracteriza a formação de cartel. Esse tipo de acordo é ilegal no
Brasil.
Nic: E, finalmente,
o que é uma Holding?
Bia: É quando uma
empresa administra outras. Um exemplo de holding no Brasil é o grupo Silvio
Santos. Esse grupo controla mais de 40 empresas, entre elas estão o SBT, a
Jequití cosméticos, as lojas do Baú, a Telessena e a rede de hotéis Jequitimar.
Nic: Entendí!
Mas, e se na hora da prova eu esquecer essas respostas?
Bia: Não sei!
Nic: Humm... Já
sei! Vou inventar uma desculpa!
Bia: Ah, é? E
qual será desta vez?
Nic: Querida professora, já reparou que o mundo está perdendo seus gênios? Aristóteles
faleceu, Leonardo da Vinci bateu as botas, Isaac Newton já era, Einstein se foi
e eu não tô passando bem hoje... Para o bem da humanidade, acho bom a senhora
me dispensar dessa prova.
Bia: Desculpa nota
100!
INDUSTRIA
B C C Y B I S G B Y
E S M B C W U E R T M G G S S
Q J O B Z Z Z Z O R
O P E O G P D U G U B P C R L
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D U E S D K O R M W
X W M K U Z H R D O T F E U L
BASE,BEATRIZ,BENS,CAPITAL,CARROS,CARTEL,CONSUMO,
DURAVEIS,EQUIPAMENTOS,HOLDING,INDUSTRIA,INTERMEDIARIA,
MAQUINAS,MONOPOLIO,MOTOS,NICOLAS,OLIGOPOLIO,PETROLEO
PROFESSORA,SOLO,TRABALHO,TRATORES,TRUSTE.
Migração
Bia: E aí, Nic! Como
foi na prova de hoje?
Nic: Acho que acertei
todas as questões, Bia.
Bia: Sério? Pelo jeito
você estudou muito, né?
Nic: Estudei. Lí o
livro, respondí as atividades do caderno, pesquisei na internet e ainda fiz um
resumo sobre a matéria. Acho que virei um “expert” no assunto.
Bia: Uhum...
Nic: Não acredita em
mim?
Bia: Claro que
acredito! Inclusive, ía pedir sua ajuda pra terminar minha atividade, pode ser?
Nic: Só se for agora!
Bia: Ok! Vamos fazer
assim, eu pergunto, você responde e...
Nic: E?
Bia: Termino minha
atividade...
Nic: Claro! Que comecem
as perguntas...
Bia: 1) O que é a
migração?
Nic: É o deslocamento
de pessoas na superfície terrestre.
Bia: 2) O que é a Migração
externa ou internacional? Dê um exemplo.
Nic: É a migração que
ocorre entre países.
Exemplo:
O João morava no Brasil e se mudou para a Itália.
Bia: Fácil! Questão 3) O que é a migração interna ou
nacional? Dê um exemplo.
Nic: É a migração que
ocorre dentro de um país.
Exemplo:
A Jéssica morava em São Paulo e se mudou para o Rio de Janeiro.
Bia: Exemplo anotado!
Agora, essa atividade número 4, está perguntando a diferença entre emigração e
imigração.
Nic: Simples! Emigração é a saída de uma ou mais pessoas do
seu país de origem e imigração é a chegada de uma ou mais pessoas no país de
destino.
Bia: País de origem?
Nic: É. País de origem
é aquele que a pessoa nasceu. Nosso país de origem é o Brasil.
Bia: E, país de
destino...
Nic: Sim, país de
destino é aquele que o imigrante escolheu para viver. Como por exemplo, a
família da Sue Hoffman, nossa colega de turma, quando veio da Bélgica, escolheu
o Brasil como país de destino.
Bia: Bem lembrado!
Agora vamos ver... Questão 5: O que é a força de atração?
Nic: Força de atração é
o motivo que leva uma ou mais pessoas a migrarem, nesse caso, elas vão em busca
de melhores condições de vida, como oportunidades de empregos, tratamento
médico, estudo e comodidade.
Bia: Ok! E a força de
repulsão?
Nic: É o motivo que leva
uma ou mais pessoas a migrarem, tendo como principal objetivo preservar a
própria vida.
Bia: Um exemplo, por
favor!
Nic: Claro! Dizemos que
as pessoas migram por causa da força de repulsão quando fogem de terremotos,
secas, enchentes, vulcões ativos, fome ou perseguições políticas e religiosas.
Bia: Entendí e agora só
faltam três questões para terminar essa atividade.
Nic: Quais?
Bia: O que é o êxodo
rural?
Nic: É a saída de
pessoas do campo para a cidade.
Bia: O que é a Migração
Urbano rural?
Nic: É a saída de
pessoas da cidade para o campo.
Bia: E finalmente, o
que é a migração pendular ou diária?
Nic: É a migração que ocorre
quando as pessoas saem de sua cidade para trabalhar ou estudar em outra e
retornam no final do dia.
Bia: Valeu mesmo, Nic! Missão
cumprida.
Nic: Então, até já...
Bia: Espera! Tinha
esquecido... partindo do princípio que você não é de se dedicar aos estudos de
maneira regular... o que te fez estudar tanto?
Nic: Ué, fiz um acordo
com o meu pai...
Bia: Bacana! E posso
saber que acordo foi esse?...
Nic: Claro, Bia! Meu
pai disse que se eu estudasse para a prova de hoje, poderia faltar aula durante
dois dias seguidos, ou seja, como estudei e acho que mandei muito bem na prova,
ganhei o direito de ficar amanhã e depois em casa, dormindo, comendo e jogando
video game. Enquanto isso, vocês, pobres
alunos mortais, estarão lendo, escrevendo e copiando do quadro, naquele colégio
sombrio e aterrorizante. Hahahá!
(#Eu sou um gênio!)
Bia: Desce do palco, Nic!
Hoje é sexta-feira, amanhã é sábado e depois será domingo. Seu pai que é um
gênio! Hahahá!
MIGRAÇÃO
S D P I N T E R N A
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G A N W C S C O X P
Q O K W S V I E C R J V S G P
N Q U I P D P M O Y
J S H S G P M V S P P K O R Z
BELGICA,BRASIL,CAMPO,EXODO,INTERNACIONAL,ITALIA,LIVRO,
MIGRAR,NACIONAL,PENDULAR,PESSOAS,RURAL,URBANO,VIDA.
População
Nic: Bia, me
ajuda aí! Tô precisando estudar muito para esse trabalho de geografia...
Bia: Tá legal! O
que você precisa saber sobre esse trabalho?
Nic: Tudo!
Bia: Tudo?
Nic: É.
Bia: Você não
sabe nada?
Nic: Não.
Bia: Nada mesmo?
Nic: Sobre o
trabalho, não. Agora, sobre o meu pai, sei que preciso tirar uma nota boa, se
não ... (#JÁERA).
Bia: Se não?
Nic: Me ajuda aí,
que depois te conto o que aconteceu.
Bia: Combinado!
Vamos começar a entender o conceito de população...
Nic: Isso!
Bia: População é
um conjunto de pessoas. E o estudo da população é chamado de demografia. (Demo
= povo e grafia = estudo).
Nic: Anotado!
Bia: Para
entendermos melhor a população precisamos saber o que é a taxa de natalidade,
taxa de mortalidade, mortalidade infantil, crescimento vegetativo e expectativa
de vida...
Nic: Ué, tudo
isso?
Bia: É!
Nic: Então, vamos
começar pela taxa de natalidade, pode ser?
Bia: Claro!
Natalidade é uma palavra que vem de natal e natal, você sabe o que significa,
né?
Nic: Nascimento?
Bia: Isso aí!
Nic: Então, taxa
de natalidade seria...
Bia: Aquantidade
de bebês que nascem em um país, estado ou município no período de um ano.
Nic: Bia, lembro
que quando a professora explicou essa matéria, ela nos ensinou a calcular essa
taxa. Você sabe como é feito esse cálculo?
Bia: Sei! Abra a
calculadora do seu computador e vamos calcular...
Nic: Calculadora na
mão...
Bia: Imagine que
a cidade alegria possua vinte mil habitantes...
Nic: 20.000
habitantes. Ok!
Bia: Agora, imagina
que no ano de 2015, nasceram quinhetos bebês nessa cidade.
Nic: 500 bebês...
Bia: Agora é só
você multiplicar os 500 bebês por 100 e dividir pelo número de habitantes da
cidade que é 20.000
Nic: Assim? 500 x
100 : 20.000 =
Bia: Isso!
Nic: O resultado
é 2,5 ?
Bia: Isso mesmo!
Esses 2,5 representam a taxa de natalidade. Que significa que a população de Alegria
cresceu 2,5 % no ano de 2015.
Nic: Simples
assim?
Bia: É.
Nic: Então,
podemos passar para a taxa de mortalidade?
Bia: Caro!
mortalidade é a quantidade pessoas que morrem em um país, estado ou município
no período de um ano.
Nic: EntendÍ! E
para calcular a taxa de mortalidade é só usarmos o mesmo cálculo que fizemos
acima, correto?
Bia: Corretíssimo,
Nic!
Nic: Para provar
que aprendí, vou inventar um exemplo, ok?
Bia: Claro!
Nic: A cidade
alegria possui 20.000 habitantes e no ano de 2015, morreram 200, logo, teremos:
200 x 100 : 20.000 = 1,0.
Bia: Perfeito!
Isso significa que a cidade alegria perdeu 1% da sua população nesse ano.
Nic: Já que
entendí essas taxas, vamos falar sobre a mortalidade infantil...
Bia: Mortalidade
infantil é a quantidade de bebês que morrem antes de completar um ano de vida.
Nic: Isso é
triste.
Bia: Muitíssimo
triste!
Nic: Bom, podemos
ir para outro assunto?
Bia: Claro! Vamos
falar sobre o crescimento vegetaivo ou natural é a diferença entre a taxa de
natalidade e de mortalidade. Vamos voltar ao nosso exemplo: se a taxa de
natalidade da cidade alegria, no ano de 2015,
foi de 2,5% e a taxa de mortalidade foi de 1,0%, para descobrirmos o
crescimento vegetativo, basta subtraírmos: 2,5 – 1,0 = 1,5.
Nic: Muito fácil!
Agora só falta você me falar o que é a expectativa de vida...
Bia: Expectativa
de vida é a quantidade média de anos que as pessoas de um país costumam
viver...
Nic: Traduzindo...
seria?
Bia: Seria dizer que
em alguns países como o Japão as pessoas vivem aproximadamente 85 anos e em
outros, como Serra Leoa, as pessoas vivem cerca de 38 anos, apenas.
Nic: Por que essa
diferença tão grande?
Bia: Essa
diferença está relacionada ao acesso a
alimentação, água potável, saneamento básico e a saúde que cada povo dispõe.
Nic: Entendí, Bia!
E qual seria a expectativa de vida do nosso país?
Bia: O brasileiro
vive em média 75 anos.
Nic: Isso
significa que ainda temos muitos anos para viver.
Bia: Isso aí!
Nic: Valeu, Bia!
Gostei muito da sua explicação, aprendí e sei que meu pai vai ficar orgulhoso
de mim...
Bia: Falando
nisso, você ficou de me contar o motivo do seu pai ter ficado furioso com você.
Nic: Bem
lembrado! Então, ontem á noite, eu cheguei para o meu pai e disse: - pai, eu
tirei nota 10 em três provas.
Meu
pai, sorriu, abriu os braços para me abraçar e falou: - parabéns, meu filho!
Você é o orgulho da família. Em quais disciplinas você tirou dez?
Olhei
pra ele, com um sorriso no rosto e respondí:-tirei 4 em História, 4 em Matemática
e 2 em geografia. Somando dá dez.
Bia: Hahahá!
POPULAÇÃO
O M L G L Q Q C I S
M O A U C O R I A R T B U S C
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U F B S F H V P A Z X E C L S
B R A S I L E I R O
S E R X Q Z M X I Z N S L I O
ALEGRIA,BRASILEIRO,CIDADE,CRESCIMENTO,DEMOGRAFIA,DIVIDIR,
EXPECTATIVA,GEOGRAFIA,HISTORIA,INFANTIL,MATEMATICA,MORTALIDADE,
MORTE,MULTIPLICAR,NASCIMENTO,NATALIDADE,PAI,SUBTRAIR,TAXA,
TRABALHO,VEGETATIVO,VIDA.
Sistema solar
Nic: Os melhores dias
do ano letivo, começam com a letra “F”.
Bia: Finais de semana,
feriados, férias e...
Nic: Quando FALTA um professor.
Bia: Tem razão.
Nic: É...
Bia: Mas, amanhã é dia
de ir para o colégio...
Nic: Amanhã?
Bia: É...
Nic: Tem certeza?
Bia: Nic, não sei se
você sabe mas, já inventaram um negócio chamado de calendário. É muito útil. Dá
uma olhada no seu computador, se achar... Me avisa...
Nic: Rotação translação
afélio periélio, equinócio solstício e os planetas.
Bia: Como?
Nic: Ha ha há! Bia, já
reparou que os dias da semana, demoram a passar?
Bia: É. Em compensação,
os finais de semana voam. Mas, já estudamos sobre isso e aprendemos que todos
os dias tem a mesma quantidade de horas.
Nic: Aprendemos? Não me
inclua nessa frase...Você aprendeu...
Bia: Mas, isso não
significa que a professora não tenha nos ensinado...
Nic: É... Mas, vou
fazer uma pesquisa sobre esse tema na internet, se eu aprender alguma coisa,
acho que posso inventar uma maneira de aumentar o número de horas dos finais de
semana, férias e feriados...Magnífica ideia! O que acha?
Bia: Acho que você
andou bebendo refresco de groselha misturado com falta de juízo.
Nic: Um dia, você ainda
irá me agradecer, sua engraçadinha!
Bia: Ah, claro! Hahahá!
Nic: Não vou perder tempo discutindo... É hora
do gênio trabalhar... Só pra lembrar, onde escreví “gênio” leia-se Nic.
Bia: Ah, tá!
Nic: Falando nisso, por onde posso começar essa
pesquisa?
Bia: Ué? Você que é o gênio, não eu.
Nic: Acabo de te nomear minha assistente de
pesquisa.
Bia: Hahahá! Não quero!
Nic: Por favor, Bia! (#
não estou implorando, só estou sendo educado).
Bia: Tá bom!
Nic: Bem-vida a bordo!
Bia: A bordo de quê?
Nic: É...é...é... Esquece, vamos começar.
Bia: Ok... Acho que devemos pesquisar sobre o
Sistema Solar...
Nic: Isso é bicho ou
fruta?
Bia: O Sistema Solar é
um conjunto de planetas que giram em torno do Sol. Além do nosso planeta, fazem
parte desse sistema mais sete planetas: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter,
Saturno, Urano e Netuno.
Nic: E Plutão?
Bia: Em 2006, Plutão passou a ser considerado
um planeta-anão do nosso Sistema solar, junto com Ceres, Éris, Makemake e
Haumea...
Nic: Entendí. Mas, nosso objetivo é o planeta
Terra, vamos nos concentrar nele, ok?
Bia: Você que manda, chefe! Hahahá! Bom, o que
sei sobre nosso planeta é que ele leva 365 dias e 6 horas para dar uma volta ao
redor do Sol e esse movimento é chamado de Translação.
Nic: 365 dias e 6
horas? Isso quer dizer que a cada 4 anos, teremos um ano com 366 dias, né?
Bia: Exato, esse ano
com um dia a mais é chamado de ano bissexto.
Nic: Por favor, continue...
Bia: Assim como um pião, a Terra também gira em
torno do seu próprio eixo. Esse movimento dura 1 dia e é chamado de Rotação.
Nic: E...
Bia: No movimento de Translação teremos o
afélio, o periélio, o solstíscio e o equinócio...
Nic: O quê?
Bia: Afélio é o período do movimento de
Translação em que a Terra fica mais afastada do Sol. Periélio é o período do
movimento de Translação em que o nosso planeta fica próximo do Sol.
Nic: E Solstício e Equinócio?
Bia: Solstício é quando o calor do Sol bate com
mais intensidade no hemisfério norte ou sul do planeta e Equinócio é quando o
calor do Sol bate com mais intensidade na linha do Equador...
Nic: Calma aí!
Bia: O que foi agora?
Nic: O que é hemis...fé...rio?
Bia: Hemis quer dizer metade e sfério,
significa esfera, isto é, essa palavra se refere a metade da Terra. Para
facilitar, imagina que você tem uma laranja...
Nic: Tá...
Bia: Agora, desenhe uma linha com uma canetinha
no meio dela...
Nic: Uhum...
Bia: Pronto... você tem uma laranja com duas
metades. A metade de cima, iremos chamar de metade Norte ou hemisfério Norte e
a metade de baixo, metade Sul ou hemisfério Sul.
Nic: Ah, tá! E o que é o
Equador?
Bia: Chamamos de Linha
do Equador, a linha que divide a Terra em duas partes, ou seja, esta linha que
você desenhou no meio da sua laranja imaginária...
Nic: Entendí! Então...Solstício significa
que... Quando o calor do Sol bater com mais intensidade na metade de cima da
Terra, teremos o verão no hemisfério Norte e inverno na metade de baixo, isto
é, no hemisfério Sul. E quando o Sol bater com mais intensidade na metade de
baixo, teremos o verão no hemisfério Sul, e inverno na parte de cima, ou seja,
no hemisfério norte, né isso?
Bia: Exatamente!
Nic: E quando o calor do Sol bater com mais
intensidade na Linha do Equador, o que acontecerá?
Bia: Teremos a Primavera e o Outono, isto é, o
Equinócio.
Nic: Entendí mas... Calma aí! Você me explicou
um montão de coisas mas, ainda não disse como faço pra aumentar as horas dos
feriados, das férias e dos finais de semana. Tá me enrolando, né?
Bia: Isso eu não sei... Pergunta para
professora!
Nic: Ela jamais me dará essa respos... Espera!
Aprendí um montão de coisas e... Acho que mereço essa reposta e muito mais...
Mereço o Prêmio Nobel de melhor aluno do ano...
Bia: Por quê?
Nic: Ué! Hoje, não cheguei atrasado no colégio, não pedí pra ir
beber água, não fiz bagunça, não conversei
durante a explicação da professora, não joguei bolinha de papel em ninguém e
não...
Bia: Foi para o
colégio...Hoje é domingo!
SISTEMA SOLAR
Y U R V H Y T V W C
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AFASTADO,AFELIO,ANO,CALOR,DOMINGO,EQUADOR,EQUINOCIO,
FERIADO,FÉRIAS,HEMISFERIO,INVERNO,DIA,JUPITER,MARTE,
MERCURIO,NETUNO,NOBEL,NORTE,OUTONO,PERIELIO,PERTO,
PLANETAS,PRIMAVERA,ROTACAO,SOL,SOLSTICIO,SUL,TERRA,
TRANSLACAO,URANO,VENUS,VERAO.
Socialismo
Nic: Vou tirar zero na
prova de amanhã!
Bia: Não será a
primeira vez que isso acontece, já devia estar acostumado.
Nic: Engraçadinha!
Bia: Hahahá!
Nic: Não sei qual é a
matéria da prova e...
Bia: Nunca sabe.
Nic: Mas, será que tem
alguma alma bondosa que possa me ajudar nesse grupo?
Bia: Isso é uma
indireta, Nic? Nesse grupo só tem nós dois...
Nic: É... é...Nem tinha
percebido...Rsrsrs...
Bia: ...
Nic: Não entendeu a
minha indireta?
Bia: Entendí.
Nic: E?
Bia: E o que?
Nic: E o que me diz?
Bia: Tá.
Nic: Tá o quê?
Bia: Vou te ajudar.
Nic: Podemos começar?
Bia: Sim.
Nic: Então... Acho que
a...a...a...é...é...é...
Bia: O socialismo é uma
maneira que algumas socidades adotaram para viver. E o objetivo principal é a
igualdade e o bem de todos.
Nic: Como assim?
Bia: Vou te dar um
exemplo. Pensa numa tribo de índios...
Nic: Pensei.
Bia: Agora imagina como
eles se organizam...
Nic: Não sei... Como
eles se organizam?
Bia: Dividindo as
tarefas...cada índio é responsável por uma tarefa.
Nic: Que tarefa?
Bia: Pescar, plantar,
preparar o alimento, tomar contas das crianças, defender a tribo, transmitir os
conhecimentos e preparar os rituais.
Nic: Entendí. Então,
cada um é responsável por realizar uma dessas tarefas para que a tribo funcione
bem. E o que os torna iguais é o fato de todos trabalharem para a promoção do
bem coletivo.
Bia: Foi isso que eu
disse.
Nic: Foi. E como fica
os salários deles? Quem recebe mais?
Bia: Os índios não tem
salário, todos trabalham para que a tribo possa viver bem.
Nic: E no socialismo?
Bia: Assim como no
exemplo da tribo, no socialismo, todos recebem igualmente o necessário para
viver.
Nic: Você tá dizendo
que numa sociedade socialista um médico e um faxineiro ganham o mesmo salário?
Bia: Isso mesmo!
Nic: Por que?
Bia: Como já disse, o
sistema socialista visa atender a necessidade de todos, independente de sua
formação. O médico precisa comprar
comida, roupa, calçado e ter uma casa para morar e o faxineiro também. Logo,
ambos precisam ter suas necessidades igualmente supridas.
Nic: Muito estranho
mas, tô entendendo.
Bia: Bem diferente do
que estamos acostumados no Brasil.
Nic: Verdade...Mas,
existe algum país que adota o socialismo?
Bia: Sim! Cuba, China,
Coréia do Norte e Vietnã.
Nic: Interessante! Mas,
de onde esses países tiraram essa ideia de socialismo?
Bia: Tem muitos
intelectuais que escreveram sobre isso, mas, um dos nomes mais comentandos
sobre o assunto é o do filósofo alemão,
Karl Marx. Seus livros inspiraram alguns governantes a adotarem essa
ideia em seus países.
Nic: Interessante! E existem
fábricas nesses países?
Bia: Existem e pertencem
ao povo. Elas produzem de acordo com as necessidades do povo.
Nic: Vou pesquisar no
google sobre esses países.
Bia: Faça isso!
Nic: Achei aqui. É
muita coisa pra ler.
Bia: Sim.
Nic: É tanta coisa que
só queria...
Bia: Passar a madrugada
inteira lendo sobre o socialismo?
Nic: Não! Queria ter o
poder de ler a mente das pessoas.
Bia: Hahahá!
Facilitaria muito na hora de fazer as avaliações do colégio.
Nic: Se tivesse esse
poder, leria sua mente, a da Karina e a da Jéssica.
Bia: Só você mesmo, pra
inventar isso!
Nic: E você, se tivesse
esse poder, ía ler qual mente ?
Bia: A da professora,
claro!
SOCIALISMO
O C R H P O Q K N E
T T X M T F L O S U P K Y D W
Z E O L E I B T O E
N X J P A R J G O P A R K Y G
X R W Q S R H X G N
C U B S G K D C C R T K Y G P
B R L M C A I C O W
A E R C U D H W I Z I Q I K X
S A T S A L Q G M S
N A S H Z O J N A Y G J O L W
T B D E R A V J Z N
E E D S I O A X L X R C E K K
Q O T F T S X T F C
F C N D I I F G I D Q I I A A
C G P L Q J G S J Z
J O N V A D J I S P Y B A M R
D K P N B M E U I O
H I R Z X X A M M F A F U R R
J B X Z U I Y G Q R
E B S I O K U D O F X Z M G B
C N C O P N U A A K
O E R Z E O R I E N I X A F J
P L W N Z A R N N Z
M M K H U H D W E M E T S T W
H Q T A L A R W W T
I W G Z M M N N F X C K R M V
E W R D T A H M R Y
E H K O N C H I N A D X N R K
B L A N Z I V O E S
H I C B S Q U X D J O Q X E W
R D A D Q K L C Z D
B R V I L O Q F G E C F I A I
E L A I E R O C U I
I P I R H B W N F X P U F B G
P U R K H U O M A B
T C J T C G A S T M A Y R E F
E V F K L N B K D U
A N O N T M E V G Z A D D C R
E Z Y I V L O T H F
B E J E S J E S S I C A W W I
CHINA,COREIA,CUBA,DINHEIRO,FAXINEIRO,IGUALDADE,INDIO,
JESSICA,KARINA,MEDICO,NECESSIDADE,PESCAR,PLANTAR,SALARIO,
SOCIALISMO,TRIBO,VIETNA.
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