Fundamental


I.D.H


Nic: Bia, você estudou para o teste de amanhã?

Bia: Muito pouco. E vc?

Nic: Estudei com o meu pai...

Bia: Gosto muito quando o meu pai pode me ajudar com minhas tarefas do colégio.

Nic: Apesar do meu pai explicar muito bem, achei a matéria um pouco complicada...

Bia: Essa matéria sobre I.D.H e Índice Gini?

Nic: É.

Bia: Como ele te explicou esses índices?

 Nic: Disse que o Índice de Desenvolvimento Humano ou I.D.H, é  uma maneira de medir a qualidade de vida das pessoas nos diversos países.

Bia: Traduzindo... Seria?

Nic: Para medir a qualidade de vida de um país, diversos pesquisadores verificam a expectativa de vida, a qualidade da educação e a média de salário que as pessoas recebem por mês.

Bia: Vamos por parte... Eu sei que a expectativa de vida é a quantidade média de anos que as pessoas de um país costumam viver...Sei também, que o brasileiro vive em média 75 anos, o australiano 83, e o congolês 50. E sei ainda, que essa diferença na média de anos de cada país, está relacionada ao acesso a alimentação, a água potável, ao saneamento básico e na qualidade dos serviços de saúde que cada povo dispõe.

Nic: Resumindo, quem tem acesso a alimentação, água potável, saneamento básico e a um bom serviço de saúde vive mais e quem não tem, infelizmente, vive menos.

Bia: Isso aí! Agora, você disse que o I.D.H verifica a educação de um país, como assim?

Nic: Simples! Os pesquisadores que fazem o I.D.H de um país, medem a educação através da verificação de quantas crianças e adolescentes em idade escolar frequentam a escola. Além de contar quantos jovens, adultos e idosos não sabem ler nem escrever.

Bia: Entendí! E a média de salário, o que o seu pai falou?

Nic: Ele disse que a média de salário também é chamada de renda percapita ou renda por pessoa, e que para chegar num resultado, eles somam toda a riqueza de um país e dividem pelo número de habitantes...

Bia: Exemplo, por favor!

Nic: Tá! Imagina que uma família possua quatro pessoas: Pai, mãe e dois filhos.

Bia: Imaginei!

Nic: Agora, imagina que  o chefe desta família trabalhe e ganhe R$2.400,00. A mãe também trabalha e ganha R$2.000,00. As crianças não trabalham, só estudam.

Bia: Continue...

Nic: Some os salários do pai e da mãe e divida pelo número de pessoas desta família...

Bia: (Salário do pai  R$2.400,00) + (salário da mãe - R$2.000,00) = R$4.400,00 : 4 (pai, mãe e os dois filhos)   = R$1.100,00. É isso?

Nic: É. Esses R$1.100,00 é a renda percapita dessa família.

Bia: Entendí! Mas, você ainda não explicou como os pesquisadores classificam esses países.

Nic: Bem lembrado! Depois de verificar todos esses dados, eles classificam os países de zero (0) a um (1). Os países que apresentam uma expectativa de vida de muitos anos, um bom sistema de educação que atenda a todos os seus cidadãos e uma renda percapita alta, ficam próximos do número 1 e são considerados países desenvolvidos ou ricos. Como é o caso da Noruega que possui I.D.H de 0,945, o mais alto do nosso planeta.

Bia: Já, os países que apresentam uma expectativa de vida de poucos anos, um péssimo sistema de educação que não atenda a todos os seus cidadãos e uma renda percapita muito baixa, ficam próximos do número zero e são considerados países subdesenvolvidos ou pobres. Como é o caso de Uganda no continente africano que possui I.D.H de 0,480. Não é isso?

Nic: Sim, senhora! E só pra lembrar,  o I.D.H do Brasil é de 0,500 que significa que somos um país em desenvolvimento.

Bia: Anotado! Só faltou explicar o Índice Gini.

Nic: O índice Gini mede a desigualdade que existe nos países. Ele também varia de zero a um.

Bia: Já sei! Lembrei que a professora explicou na sala de aula que a Islândia, país da Europa, possui Gini de 0,260 que significa que quase todos os trabalhadores de lá, possuem bons salários que atendam a todas as necessidades básicas como educação, saúde, transporte, moradia e alimentação. Já no Brasil, o Gini é de 0,530 e significa que algumas pessoas aqui, ganham milhões por mês, enquanto outras, ganham salário mínimo ou nada.

Nic: Falou tudo!

Bia: Seu pai te explicou muito bem!

Nic: Verdade!

Bia: Vejo que entendeu toda explicação.

Nic: Entendí! O problema foi antes dele explicar.

Bia: O que houve?

Nic: Cheguei pra ele e perguntei:
- Pai, o senhor sabe essa matéria?
Ele sorriu e respondeu: - Claro, meu filho! No colégio eu era o Rei da geografia...
Falei: - e o senhor me ama?
Ele repondeu:- claro que amo, Nic! Por que você está me perguntando isso?
Respondí: - Se o senhor sabe a matéria e me ama, então, porque não pede a professora pra fazer essa prova no meu lugar?
Bia: Hahahá!




Mapa

Nic: Você não sabe o que me aconteceu, hoje, no colégio...

Bia: Não sei mesmo... eu faltei a aula, lembra?

Nic: Ah, é... Tinha esquecido.

Bia: E aí, vai me contar?

Nic: Contar o que?

Bia: O que te aconteceu no colégio...

Nic: Ah, é! Bom, você sabe que acho o colégio o melhor lugar do mundo, tirando as aulas chatas, os professores, a direção e...

Bia: O seu Tião...

Nic: Que Tião?

Bia: O zelador.

Nic: Isso! O seu Tião...

Bia: Colocar a culpa nas aulas, nos professores, na direção e no coitado do seu tião é uma forma diferente de dizer que não gosta de estudar, sabia?

Nic: Claro que não!

Bia: Claro que é!

Nic: Claro que...

Bia: Chega! Vai me contar o que te aconteceu no colégio ou não?

Nic: Vou.

Bia: Então começa...

Nic: Bom, quando cheguei no colégio, fui para a sala de aula, sentei na minha carteira da sorte, tirei meus livros da mochila e...

Bia: E?

Nic: Comecei a ouvir o Pedro, a karina, a Jéssica e o Marcos conversarem sobre a entrega de um trabalho...

Bia: Trabalho...que trabalho?

Nic: Aí que está! Me aproximei do grupo na intenção de descobrir sobre qual trabalho estavam falando e...

Bia: Descobriu?

Nic: Descobrí...

Bia: E?

Nic: Quase chorei...

Bia: Hahahá! Quase chorou por causa de um trabalho?

Nic: Não. Quase chorei por não ter feito esse trabalho.  É diferente, sabia?

Bia: Por que?

Nic: Pô, Bia! Eu sabia tudo sobre mapas... esse trabalho era pra desenhar um mapa e colocar título, escala, legenda e orientação... Simples assim!

Bia: Simples nada! Além do desenho, tinha que responder as questões...

Nic: Quais questões?

Bia: Vou te enviar...

Nic: Tá!

Bia: Questão 1: Defina o conceito de mapa.

Nic: Mapa é o desenho de uma realidade.

Bia: Muito bem, Nic! E você sabe o que é uma realidade?

Nic: Sei! Uma casa, uma rua, um bairro, uma cidade são exemplos de algo real, ou seja, uma realidade que pode ser desenhada numa folha de papel qualquer.

Bia: Isso mesmo! Questão 2: Escreva a função do título em um mapa. Dê um exemplo.

Nic: O título tem a função de dizer o que foi desenhado na folha de papel, por exemplo, um mapa que tenha vários tipos de árvores desenhadas, o título ideal, será: Vegetação.

Bia: Questão número 3: Desenhei a rua em que moro numa folha de papel. O título que dei a esse desenho foi: Rua Simplicidade. A escala que usei foi 1:30.000. A partir dessas informações, explique a função da escala em um mapa?

Nic: A escala tem a função de nos dizer quantas vezes a Rua Simplicidade foi reduzida em nosso desenho.

Bia: Questão 4: Explique a escala 1:30.000.

Nic: O número um, significa que uma rua foi desenhada, nesse caso, a rua simplicidade. Já o número trinta mil, significa que o meu desenho é 30 mil vezes menor que a rua que desenhei

Bia:  Questão 5: Explique a função da legenda num mapa.

Nic: A legenda tem a função de dizer qual é o significado dos símbolos que  aparecem no mapa.

Bia: Símbolos?

Nic: Símbolos são pequenos desenhos que aparecem nos mapas e indicam lugares ou serviços. Como por exemplo, se encontramos um desenho de um avião no mapa,  esse símbolo, representa um aeroporto.

Bia: Muito bem! E a última questão, é: Como é representada a orientação de um mapa?

Nic: A orientação de um mapa é geralmente pelo símbolo  N  que significa, norte.

Bia: Excelente, Nic! Você respondeu a todas as questões com muita facilidade.

Nic: É. E você?  Entregou esse trabalho?

Bia: Entreguei ontem.

Nic: E como ficou sabendo?

Bia: A professora escreveu no quadro o tema e a data de entrega desse trabalho e pediu que todos copiássem antes de sairmos para o recreio...

Nic: Hum... Acho que lembrei...

Bia: Lembrou de copiar o trabalho?
Nic: Não...Lembrei que  não copiei, pois, sempre que a professora passa um trabalho no quadro  e pede para turma copiar,  insisto no erro de pensar que:
“Não preciso anotar esse trabalho...Vou lembrar de tudo.”
Bia: E?

Nic:... Eu nunca lembro!





Agricultura


Nic: Bia, conseguí as respostas da prova de amanhã.

Bia: Que ótimo, Nic! Como conseguiu?

Nic: Isso é segredo mas, sei que a resposta da questão número um, é...

Bia: É?

Nic: É... aquela que fala sobre o...

Bia: Fala sobre?

Nic: ...o... o... o...

Bia: Sobre a agricultura?

Nic: Isso! Sobre a agricultura.

Bia: Uhum... Tem certeza que conseguiu as respostas certas, Nic?

Nic: Duvida de mim?

Bia: Não. Claro que não!

Nic: Eu estudei que a agricultura é...

Bia: A arte de cultivar plantas que tenham utilidades para o homem.

Nic: Essa eu sabia!

Bia: Claro que sabia! (# Só que não!)

Nic: Também sei que muitas plantas são cultivadas para serem usadas na alimentação, como as frutas, verduras, legumes e cereais. Outras, como o algodão, são cultivadas para a fabricação de roupas. Há ainda, aquelas que são transformadas em energia, como a cana de açucar que vira o álcool  utilizado em carros.

Bia: Muito bem! Me surpreendeu! (# pesquisou no google)

Nic: Nic também é cultura!.

Bia: Menos, muito menos! Só porque acertou uma, não significa que esteja sabendo as outras.

Nic: Claro que sei! Pode perguntar.

Bia: É pra já! O que é a agricultura tradicional?

Nic: É...é...é... me ajuda aí!
Bia: A agricultura tradicional é caracterizada por ser praticada em minifúndio, ou seja, em pequenas propriedades rurais, com o cultivo de vários produtos no mesmo local. Utiliza muita mão de obra braçal, a produção é pequena e tem como objetivo produzir para  a sobrevivência das famílias que a praticam.
Este tipo de agricultura utiliza ferramentas e técnicas simples como a enxada, a foice, o facão, a queimada, etc.
Nic: Quase acertei!

Bia: Como assim? você não falou nada!

Nic: Por isso mesmo! Não falei, porque não sabia. Se soubesse, teria acertado. Bia?

Bia: ...Estou aqui, tentando achar graça da sua piada...

Nic: Rs...Vamos mudar de assunto...

Bia: Tá!

Nic: Você sabe o que é a agricultura moderna?

Bia: Sei! É a agricultura que utiliza muito dinheiro, máquinas, fertilizantes, pesquisas e o que há de mais moderno em tecnologia agrícola. Essa produção é voltada para a exportação e para indústria que transforma matéria-prima em produtos industrializados.
Nic: Como exemplo, podemos citar a a soja (matéria-prima) que é transformada em óleo (produto industrializado).
Bia: Isso aí! Além disso, a agricultura moderna utiliza mão de obra especializada de engenheiros agrônomos e de técnicos agrícolas e é cultivada em grandes áreas (latifúndios). Entendeu?
Nic: Entendí, Bia!

Bia: Ok! Então, tchau...

Nic: Tchau e muito obrigado por ter caído no meu plano.

Bia: Que plano?

Nic: Bom...No início da conversa, disse que tinha conseguido as respostas para a prova de amanhã, lembra?

Bia: Lembro... e?

Nic: Então, eu mentí! Não tinha conseguido...

Bia: Sério? Nem tinha percebido, Nic! (# Estou sendo sarcástica com você).

Nic: Quem me passou as respostas foi você. Sou um gênio...Hahahá!

Bia: Ok! Acho que você me enganou (# só que não)...mas, só uma coisa gênio...

Nic: ?

Bia: A prova de amanhã será sobre a indústria, isso quer dizer que as respostas que passei, não te servirão...Gênio. Hahahá! (# Adoro!)


Agricultura

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Erosão

Nic: Olha esse trabalho:


Erosão é o processo de desgaste e transformação do relevo.

Ao lamber um sorvete, nossa língua desgasta e cria uma nova forma nessa guloseima, já percebeu? Assim também é a erosão, através da água da chuva, do vento, da água do rio, do mar e das geleiras, ela desgasta e transforma o relevo.

Tipos de erosão:

Erosão Pluvial (água das chuvas) : É o desgaste e a transformação do solo causado pela água das chuvas.
·         Erosão pluvial superficial: Acontece quando a água da chuva apenas lava o solo.
·         Erosão pluvial laminar: Acontece quando a água da chuva transforma o solo em lama.
·         Erosão pluvial de ravina: Acontece quando a água da chuva abre pequenas valetas no solo.
·      Erosão pluvial de voçoroca: Acontece quando a água da chuva causa grandes deslizamentos de terras, geralmente me morros, abrindo enormes crateras no relevo.
Erosão Fluvial: É o desgaste causado pela força das águas do próprio rio. Essa erosão consiste na ampliação da largura e profundidade do  curso de água.
Erosão Eólica (vento): É o desgaste e a tranformação dos solos e das rochas causado pela força do vento. Esse tipo de erosão forma as dunas, isto é, morros de areias e esculpe muitas formas nas rochas.
Erosão Glacial (geleira): É o desgaste causado pelo deslizamento de geleiras em regiões congeladas. Exemplo: Polo Norte.
Erosão Marinha (Mar): É o desgaste  das rochas,  causado pela força das águas do mar.


Bia: Olhei. O que tem?
Nic: Escreví sobre a erosão, não percebeu?
Bia: Percebí. E daí?
Nic: Daí que não era esse o tema do trabalho.
Bia: E ?
Nic: Vou te explicar! A professor pediu um trabalho sobre a formação de vulcões e eu escreví sobre a erosão, entendeu?
Bia: Agora entendí. Ela passou esse trabalho para os alunos que ficaram em recuperação, né?
Nic: Isso mesmo.
Bia: E aí, entregou assim mesmo?
Nic: Tive que entregar...
Bia: ?
Nic: Ué, fui “obrigado” pelas circunstâncias.
Bia: Como assim?
Nic: Fiz o trabalho, levei para o colégio e quando descobrí que o tema era outro, resolví deixá-lo escondido na mochila e dizer para professora que tinha esquecido em casa... Mas, sabe aquele dia em que tudo dá errado?
Bia: Sei.
Nic: Aconteceu comigo! Meu lápis caiu no chão, fui pegar e caiu a caneta, o estojo, o apontador, a régua, o lanche, a mochila, o livro, a mesa e o bendito trabalho...
Bia: E aí?
Nic: Se não bastasse... A professora foi me ajudar e aproveitou para pegar o trabalho que estava, como todas as outras coisas, caído no chão.
Bia: E o que ela disse?
Nic: Esqueceu o trabalho em casa, né?
Bia: Hahahá! E o que você respondeu?
Nic: A senhora acredita em milagre? Acabou de acontecer.
Bia: Hahahá!




EROSÃO

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TRABALHO.









Matéria- prima


Nic:  A professora de geografia passou alguma atividade, hoje?

Bia: Sim!

Nic: Ela não perdoa.

Bia: Não.

Nic: Pensando nela, cheguei a  seguinte conclusão: “Quanto mais tempo o aluno ficar lendo, escrevendo, copiando e pensando em sala de aula, maior é o salário do professor”.

Bia:  Hahahá! Se isso for verdade, ela tá rica.

Nic: Também acho.

Bia: Já resolveu a atividade que ela passou para casa?

Nic: Ainda não. Pra dizer a verdade, nem sei qual é...

Bia: Sério?

Nic: É. Cheguei atrasado e não conseguí assistir essa aula.

Bia: É verdade! Quer que te envie a atividade...

Nic: Se não for pedir muito, envia a atividade com as respostas, por favor!

Bia: Ok. Mas, vai ficar me devendo essa, tá legal?

Nic: Tá. (# Um dia, ainda vendo a minha casa para pagar tudo o que devo a Bia).

Bia: Questão número 1: O que é matéria-prima? Resposta: É todo elemento retirado da natureza, utilizado na fabricação de um produto.

Nic: Um exemplo...

Bia: Claro! O algodão é a matéria-prima utilizada na fabricação de roupas. A areia é a matéria-prima utilizada na fabricação de vidro. A madeira é a matéria-prima utilizada na fabricação de móveis.  E o leite é a matéria-prima de queijos e iogurtes.

Nic: Fácil!

Bia:  Questão número 2: O que são os recursos naturais renováveis? Resposta: São elementos naturais que, quando utilizados, podem ser repostos pela natureza. Exemplo: Água, ar, calor do sol e florestas.

Nic: Ué? Fiquei um pouco confuso! 

Bia: É muito simples! Se a sociedade usar esses recursos com cuidado, provavelmente, nunca se esgotarão.

Nic: Ah, tá! Entendí... Prossiga por favor...

Bia: Questão número 3: O que são recursos naturais não renováveis? Resposta: São elementos encontrados na natureza que , quando utilizados, não podem ser repostos. Exemplo: O petróleo, o ferro e o alumímio.

Nic: Isso quer dizer que quando acabar...

Bia: Acabou. Só lembrando que o petróleo é um recurso natural não renovável e matéria prima do gás de cozinha, gasolina, querosene de avião, óleo diesel, graxas, asfalto, cera e plástico. Mas, o ferro e o alumínio podem ser reciclados e reutilizados.

Nic: E o petróleo?

Bia: Não.

Nic: Isso pode comprometer o futuro da humanidade, né?

Bia: É. Questão número 4: O que é o consumismo? Resposta: É o consumo incessante de novos produtos e serviços sem que haja necessidade dos mesmos.

Nic: Ok.

Bia: Questão número 5: O que é o consumo conspícuo? Resposta: É o consumo de bens e serviços baseado na ostentação, no prazer, no prestígio social e não na necessidade. Hoje, infelizmente, as pessoas são avaliadas pelo que possuem e não pelo que são.

Nic: Um exemplo...Por favor!

Bia: Algumas pessoas quando precisam comprar um celular, mesmo sem poder, procuram adquirir o aparelho mais caro, mais moderno e mais falado nas propagandas, pois, acham que  serão admiradas nas rodas de amigos, por aquilo que possuem.

Nic: Estranho, né?

Bia: Real.

Nic: Continuemos...

Bia: Questão número 6: O que é a obsolescência programada? Resposta: É uma estratégia utilizada pelas empresas que diminuem o tempo de vida útil de um produto. Assim, eles se tornam inutilizáveis ou ultrapassados e motivam o consumidor a adquirir um novo. Exemplo: Uma lâmpada, fabricada na década de 1900 durava em média 30 anos. Hoje, as lâmpadas duram em média 3 anos.


Nic: Entendí! Mas, o que o consumismo, o consumo conspícuo e a obsolescência programada tem a ver com matéria prima e recursos naturais?

Bia: Tudo! Quando maior for o consumo, mais recursos serão utilizados na fabricação de novos produtos. Além disso, maior será o dano causado a naturaza.

Nic: Tem razão, não tinha pensado nisso... Próxima questão?

Bia: Acabou.

Nic: Já? Não acredito!

Bia: E, voltando a conversa anterior... Por que chegou atrasado no colégio?

Nic: Saí ás 07:00 de casa e parei  durante 5 minutos em frente a uma loja. Isso explica o meu atraso.

Bia: Claro que não, Nic!

Nic: Claro que explica!

Bia: Não explica! Nossas aulas começam as 07:30, e você chegou 11:20, no colégio.

Nic: É...é...é. Tem razão! Mas, já te falei abriu uma nova loja de games na rua do colégio?

Bia: Não. Mas... Calma aí...

Nic: ?

Bia: Nic, é a mamãe. Meu celular descarregou e esquecí de te avisar que saí do trabalho e passei na casa da mãe da Bia e... QUE HISTÓRIA É ESSA DE NOVA LOJA DE GAMES, HEIN?



Matéria prima


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Ecossistema


Nic: Quase não conseguí entrar no colégio hoje, Bia.

Bia: Percebí. O que houve?

Nic: Isso é uma longa história...

Bia: Gosto de história longa, pode começar.

Nic: Acordei pensando que era sábado e por isso, achei que podia me dar o direito de dormir até as 5.

Bia: Cinco da manhã?

Nic: Não. Até 5 para o meio dia.

Bia: Hahahá! E como soube que não era sábado?

Nic: Ouví uma voz de mulher dizendo: “Seu Nicolas, se o senhor não descer em 30 segundos, subo aí e te arranco dessa cama .” Minha mãe sabe mesmo como me motivar.

Bia: Hahahá! E aí?

Nic: Antes que ela terminasse a frase, já estava arrumado e terminando de tomar meu café.

Bia: Isso que é eficiência. Mas, e depois?

Nic: Contra a minha vontade, fui para o colégio. No meio do caminho, lembrei daquela atividade que a professora passou na semana passada e pediu que entregássemos hoje.

Bia: Que atividade?

Nic: Aquela sobre, litosfera, atmosfera, hidrosfera, biosfera, fauna, flora e ecossistema.

Bia: Sei. E aí?

Nic: Olhei para o caderno, ele me olhou... Então, percebí que não tinha respondido as questões e aí...

Bia: ?

Nic: Lembrei que tinha escapado da minha mãe mas, certamente não conseguiria escapar da professora. Aí, comecei a responder qualquer coisa.

Bia: Como assim?

Nic: Comecei a inventar as respostas. Sabe como é, né? Qual aluno nunca pensou “ Fiz errado mas, terminei.”

Bia: Não acredito que você fez isso. (# Eu te conheço e sei que fez)

Nic: Fiz.

Bia: O que você escreveu na primeira questão?

Nic: Deixa eu ver... Primeira questão... O que é a litosfera?

Bia: É.

Nic: Respondí que é uma coisa legal e bonita...

Bia: Hahahahahahá! Tô chorando de tanto rir...

Nic: Não é isso, mas não?

Bia: Claro que não!

Nic: Então, o que é?

Bia: É a camada de rocha da terra. “Lito” significa rocha e “sfera” quer dizer camada. É nessa camada que vivemos.

Nic: Ué?! É isso?

Bia: É.

Nic: Se errei essa, devo ter errado as outras também. 

Bia: Será? Hahahá!

Nic: Já ví que vou ter que refazer essa atividade.

Bia: Sua sorte é que, hoje,  a profesora  não teve tempo de olhar todos os cadernos.

Nic: É, mas amanhã não terei essa sorte. Por isso, vou aproveitar e refazer essa atividade. Pode me ajudar?

Bia: Claro!

Nic: Então,  me envia a resposta da questão número 2: O que é a atmosfera?

Bia: É a camada de ar que envolve a Terra e a utilizamos para respirar. Além do ar,  essa camada possui outros gases importantes que envolvem o nosso planeta. Atmo significa gases e sfera, camada.

Nic: Corrigido! Continuando... Questão número3:  O que é a hidrosfera?

Bia: É a camada de água que envolve a terra. Esta camada é formada por todos os rios, mares, lagos e oceanos do nosso planeta. Hidro significa água e sfera, camada.

Nic: Ok! Questão número 4: O que é a biosfera?

Bia: É a união da litosfera com a atmosfera e a hidrosfera. É o ambiente perfeito onde se desenvolve toda forma de vida no planeta. Biosfera é a camada da vida.

Nic: Fauna?

Bia: É o conjunto de animais de uma região.

Nic: Flora?

Bia: É o conjunto de plantas de uma região.

Nic: Elementos bióticos da natureza?

Bia: São os seres vivos da natureza (Animais, plantas e microrganismos).

Nic: Elementos abióticos?

Bia: São os seres não vivos da natureza (solo, água, ar, minerais e calor do sol).

Nic: Finalmente a última... Explique o que é o ecossistema?

Bia: É um sistema de interações entre os elementos bióticos e abióticos da natureza.

Nic: Ufa! Terminamos.

Bia: Espero que tenha aprendido alguma coisa com essa atividade.

Nic: Claro que aprendí!

Bia: Por exemplo?

Nic: Aprendí que a atividade não estava difícil...

Bia: Não?

Nic: Difícil era adivinhar as respostas certas.


  
Ecossistema


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ABIOTICOS,AGUA,ANIMAIS,ATIVIDADE,ATMOSFERA,BEATRIZ,BIOSFERA,BIOTICOS,
CAMA,ECOSSISTEMA,ELEMENTOS,FAUNA,FLORA,HIDROSFERA,LITOSFERA,MINERAIS,

NICOLAS,SABADO,SOLO.






Extrativismo


Bia: Bom dia, Nic!

Nic: Bom dia, Bia!

Bia: E aí, fez o resumo?

Nic: Fiz.

Bia: E onde está?

Nic: Perdí.

Bia: Perdeu?

Nic: Caí e perdí.

Bia: Caiu também?

Nic: Três vezes.

Bia: Caiu três vezes? Como assim?!

Nic: Bom, eu estava indo para o colégio, quando resolví ler o resumo...

Bia: E?

Nic: Andando distraído e com o resumo na mão...

Bia: Aliás, distraído deveria ser o seu sobrenome, né?

Nic: Não é pra tanto, bia...isso acontece de vez em quando...

Bia:  De vez em quando? Sempre, né?... (#o Nic é distraído desde que o mundo é redondo)

Nic: Engraçadinha! Posso continuar?

Bia: Rsrsrs... Desulpa, esquecí que você estava contando sobre o resumo, aliás, o que estava escrito nesse “resumo”?

Nic: Era um resumo sobre o extrativismo... estava escrito que a atividade extrativa consiste na retirada ou extração de recursos da natureza...

Bia: E?

Nic: E que essa atividade se divide em três tipos: extrativismo animal, vegetal e mineral.

Bia: Continue...

Nic: A atividade extrativa animal ou extrativismo animal é a retirada de animais da natureza através da caça e da pesca.

Bia: Vale lembrar que a pesca no nosso país é uma atividade extrativa permitida, já a caça de animais silvestre, ou seja, animais que vivem na natureza como onças, jacarés e araras é proibida por lei.

Nic: E a compra e venda desses animais é crime!

Bia: Bem lembrado, Nic...

Nic: Já o extrativismo vegetal consiste na retirada de plantas, madeiras e frutos das árvores que estão na natureza.

Bia: Isso aí! Agora, só falta você explicar o extrativismo mineral?

Nic: É a extração de recursos minerais da natureza.

Bia: Recursos minerais?

Nic: É. Por exemplo, a retirada de ouro, ferro, diamante, esmeraldas, minério de alumínio, prata, bronze e  cobre.

Bia: E onde são encontrados esses recursos minerais?

Nic: Nas rochas e no solo.

Bia: Humm...entendí quase tudo!

Nic: E o que você não entendeu?

Bia: Como você caiu três vezes e perdeu o resumo...

Nic: Vou explicar! Quando terminei de ler o resumo, comecei a atravessar a ponte que passo todas as manhã para vir ao colégio...

Bia: Ponte?!?!?! Tá louco?!?!? Voce mora na rua do colégio e nunca existiu uma ponte aqui...

Nic: Ué?!?! Não tem ponte mais, não?

Bia: Nunca teve.

Nic: Afinal, a história é minha ou sua?

Bia: Desculpa!

Nic: Ao dar três passos sobre a ponte, ela quebrou e caí. Mais que depressa me segurei numa corda que sustentava a ponte...

Bia: E?

Nic: A corda arrebentou e desta vez me agarrei numa raiz muito fina que estava no barranco...

Bia: Já sei, a raiz arrebentou e ...

Nic: Eu caí no rio. A água do rio abriu a minha mochila e levou o resumo...

Bia: Levou só o resumo?

Nic: É.

Bia: Eu acredito... (#só que não!)

Nic: E aí, o que achou da minha história?

Bia: Achei que metade dessa história não é verdade...

Nic: e a outra metade?

Bia: É mentira mesmo!







EXTRATIVISMO


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ANIMAL,ARARA,BEATRIZ,COLEGIO,CRIME,DIAMANTE,EXTRATIVISMO,
FERRO,JACARE,LEI,MENTIRA,MINERAL,NICOLAS,OURO,PONTE,
PROIBIDO,RESUMO,RIO,SILVESTRE,VEGETAL.






Climas


Nic: Bia, tentei te ligar a tarde toda e o seu celular estava desligado...

Bia: Estava. A bateria acabou quando fazia compras com a minha mãe...

Nic: Você já está em casa?

Bia: Só um minuto... conectando o celular no carregador e... pronto! Pode continuar...

Nic: Queria te enviar a minha parte do trabalho em grupo, pode ser?

Bia: Claro! Vou aproveitar e juntar com a minha e a que e a Jéssica me enviou... qual é mesmo a sua parte?

Nic: Aquela sobre os tipos de clima do Brasil, lembra?

Bia: Ah, tá!!

Nic: Um, dois, três e ... Enviei.

Bia: Vou abrir aqui...

Nic: Tá!

Bia: É esse o arquivo?


·         Clima subtropical: O verão é quente e o inverno é bastante frio, sendo comum a ocorrência de neve em alguns lugares. As chuvas são regulares e bem distribuídas durante o ano todo. Este clima é característico da região Sul do nosso país.

·         Clima tropical: Apresenta duas estações bem definidas; o verão é bastante quente e chuvoso e o inverno é frio e quase sem chuva. Este clima é típico das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil.

·         Clima tropical de altitude: É um clima das áreas altas, característico das serras e montanhas. Por causa da altitude, é menos quente no verão, que o clima tropical, e bastante frio no inverno. É encontrado na região Sudeste do Brasil.

·         Clima tropical semiárido: É muito quente durante o ano inteiro e raramente chove. É típico de algumas áreas da região Nordeste do país.

·         Clima equatorial: Bastante quente e chuvoso durante todo o ano. Característico da região Norte do Brasil.



Nic: É. Depois que fiz esse trabalho e aprendí sobre esse assunto, lembrei que na semana passada, durante aquele teste que fizemos, tinha uma questão assim:


O verão do clima tropical é caracterizado por ser:

a A)     Quente e chuvoso
b B)     Quente e sem chuva
c C )      Quente e frio
d D)     Quente e com neve
Lembra?
Bia: Lembro! E aí, qual opção você marcou?

Nic: A letra “e”

Bia: Nic, no teste não tinha a opção “e”...

Nic: Sei disso mas, durante o teste, achei todas as opções confusas e aí, me veio a brilhante idéia de criar essa opção...

Bia: E o que você escreveu nessa tal letra “e”?

Nic: Leia:
E  E)     Não sei. Olhe a resposta certa na prova da Bia.

Bia: Hahahá!

Nic: Será que a professora vai considerar a minha honestidade?




CLIMAS


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ALTITUDE,BEATRIZ,BRASIL,CENTRO OESTE,CHUVOSO,CLIMAS,EQUATORIAL,FRIO,
JESSICA,MONTANHAS,NICOLAS,NORDESTE,NORTE,QUENTE,SECO,SEMI ARIDO,
SUBTROPICAL,SUDESTE,SUL,TRABALHO,TROPICAL.






Problemas urbanos

  

Nic: Bom dia!

Bia: Olá, Nic! Tudo bem?

Nic: Nas férias, tudo fica bem, Bia...

Bia: Fica mesmo!

Nic: Falando nessa palavra maravilhosa que amo muito, já te disse que vou viajar com meus pais?

Bia: Amo viajar! Pra onde vocês vão?

Nic: Não sei ainda, mas acho que vamos para o interior.

Bia: O interior é tudo de bom!

Nic: Também gosto.

Bia: Fugir da cidade grande nas férias é tudo o que meus pais querem nas férias...  

Nic: Fugir?

Bia: É. Meus pais são do interior, vieram para a capital para estudar e trabalhar, mas sempre reclamam daqui.

Nic: Por que?

Bia: Por causa dos sérios problemas urbanos que temos nas grandes cidades brasileiras, inclusive na nossa.

Nic: Problemas...

Bia:  Urbanos... A professora nos ensinou sobre eles, lembra?

Nic: Não. Esse nome me dá azar...

Bia: Que nome?

Nic: Pro...

Bia: fessora?

Nic: É

Bia: Desculpa!

Nic: Desculpada. Afinal, por que seus pais não gostam da nossa cidade?

Bia: Gostar, eles até gostam mas, vivem reclamando que  aqui e nas grandes cidades do país, há problemas de moradia, onde parte da população mais pobre vive em comunidades carentes ou em áreas com risco de deslizamento e de enchentes. Além disso, sempre falam que há muitos moradores de rua, principalmente nos grandes centros urbanos.
Nic: Já conversei com meus pais sobre isso e acho que eles tem razão.

Bia: Também acho. Além desse problema de moradia, meus pais reclamam da violência que tem aumentado de maneira considerável.

Nic: Violência?

Bia: É. O elevado número de mortes, roubos, agressões, sequestros, a formação de quadrilhas ligadas ao tráfico de drogas...

Nic: E eu achando que isso era coisa só da TV...

Bia: Infelizmente é a nossa realidade, Nic.

Nic: Seus pais moram aqui, por causa das oportunidades de emprego, né?

Bia: É. Mas, meu pai vive dizendo que muitas empresas das grandes capitais do Brasil, estão se mudando para as cidades menores, com o objetivo de pagar menos impostos e menores salários para os funcionários. Além disso, ele diz que as empresas estão substituindo funcionários por máquinas.
Nic: Máquinas?!? Ué, os transformers estão trabalhando no Brasil? Pensei que fosse só um filme. (# Acrise pegou geral).
Bia: Seu bobo! Não é nada disso.
Nic: Então, o que é?
Bia: Um caixa eletrônico de banco é uma máquina que substitui um trabalhador. Outro exemplo é um trator agrícola que substitui o trabalho de vários agricultores.
Nic: Entendí!
Bia: Além disso, para se manter empregado as empresas estão exigindo dos trabalhadores mais anos de estudo e qualificação, o que nem sempre é acessível para grande parte da população mais pobre e acaba aumentando o número de em empregos informais.
Nic: Empregos informais?

Bia: Sim! emprego informal é o trabalho sem carteira assinada. Em muitos casos o trabalhador informal não tem salário fixo, nem direito as férias e a outros benefícios. Como por exemplo: Feirantes, lavadores de carro e ambulantes.
Nic: Meus pais não são informais...
Bia: Seus pais possuem  emprego formal que é aquele onde o trabalhador tem sua carteira assinada pelo empregador e recebe todos os direitos trabalhistas como férias,  13° salário,  descanso semanal, seguro desemprego e outros benefícios.
Nic: Isso mesmo! Aliás, acho que todos os trabalhadores deveriam ter acesso ao emprego formal.

Bia: Concordo!

Nic: Seus pais reclamam de mais algum problema urbano?

Bia: Sim! Reclamam do transporte público das grandes cidades,  que além  do preço das passsagens ser muito caro, há engarrafamentos todos os dias.

Nic: Você falando assim, dá vontade de ir para o interior e ficar por lá.

Bia: É mesmo. Mas, apesar de todos esses problemas é nas grandes cidades que encontramos as melhores oportunidades de  escolas, cursos, qualificação profissional, empregos e lazer.

Nic: Isso é! Além disso, quem mora no interior vive menos.

Bia: Como assim?

Nic: Ué?! Quem mora no interior vive menos estressado, menos aterrorizado e menos desconfiado.

Bia: Hahahá! Só você pra inventar essas coisas.


PROBLEMAS URBANOS


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CAPITAL,CARENTE,CIDADE,COMUNIDADE,EMPREGO,FÉRIAS,FORMAL,INFORMAL,
INTERIOR,MAQUINAS,MORADIA,POBRE,PROBLEMAS,REALIDADE,SAUDE,TRABALHAR.
TRANSPORTE,URBANOS.





Urbanização



Nic: Hoje, vou acertar todas as questões da prova.
Bia: Olá, Nic! Tudo bem?
Nic: Estou intelectualmente ótimo!
Bia: Isso deve ser bom, né?   
Nic: É. Sinto que meu cérebro dobrou de tamanho.
Bia: Já sei! Bateu com a cabeça e ela inchou, não foi?
Nic: Engraçadinha. Saiba que sua piadinha de mal gosto não me abalará, pois, estudei tanto que me tornei um ser imortal.
Bia: Sério? E o que tem a ver, estudar para a prova e ser imortal?
Nic: É...é...é...Que pergunta boba!
Bia: Hahahá! Não sabe, não é?
Nic: Claro qu...  Meus poderes só permitem que eu responda as perguntas da prova e nada mais!
Bia: Ah, é?
Nic: É...
Bia: Então, me responda... O que uma cidade global?
Nic: Poder infinito da inteligência, ativarrr! É uma cidade com uma ampla rede de infraestrutura, como rodovias, ferrovias, portos, aeroportos, energia, serviços de lazer (shopings, hotéis, restaurantes, parques, bibliotecas, cinemas, teatros, casas de eventos em geral...), universidades e centros de pesquisas, além de importantes redes de bancos e serviços de telecomunicações (tv, telefonia, internet, rádio, jornais, revistas, etc). Essa infraestrutura é essencial para o bom funcionamento das grandes empresas que se instalam no país. Nova York nos Estados Unidos,  Tóquio no Japão, Paris na França, Londres na Inglaterra, Berlim na Alemanha e São Paulo no Brasil, são consideradas cidades globais.
Bia: Tirando a parte do “poder infinito ativar”, mandou muito bem!
Nic: Outra pergunta, por favor!
Bia: É pra já! O que é uma megacidade?
Nic: É uma cidade com mais de 10 milhões de habitantes. A cidade de São Paulo é um exemplo.
Bia: O que é uma metrópole?
Nic: É a cidade mais importante de um estado. No caso do Brasil, as metrópoles são as capitais de cada estado.
Bia: E, região metropolitana?
Nic: São as cidades vizinhas da metrópole.
Bia: Rede urbana?
Nic: Assim como as pessoas trocam mensagens nas redes sociais, as cidades também trocam, compram e vendem informações, serviços e mercadorias entre si. Chamamos isto de rede urbana.
Bia: E, hierarquia urbana?
Nic: É o grau de importância que cada cidade tem dentro do país. São Paulo é a cidade mais importante do Brasil, por oferecer a mais completa rede de serviços, mercadorias e informações do nosso país.
Bia: Apesar de não acreditar nos seus super poderes, sei que estudou muito. Parabéns! Continue assim!
Nic: Claro que estudei!  Se eu tirar nota baixa nessa prova, minha mãe brincou dizendo...
Bia: Dizendo?
Nic: Que irá destruir metade da floresta amazônica.
Bia: Como?
Nic: Quebrando cabos de vassoura nas minhas costas.






URBANIZAÇÃO


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AEROPORTOS,BANCO,BIBLIOTECAS,BRASIL,CAPITAL,CIDADE,
ENERGIA,ESTADO,ESTRUTURA,FERROVIA,HIERARQUIA,LAZER.
LONDRES,MEGACIDADE,MERCADORIAS,METROPOLE,PARQUES,
PESQUISA,PORTOS,REDE,REDE URBANA,RESTAURANTES,RODOVIA,
URBANO,VASSOURA.







Indústria



Nic: A desculpa é uma palavra mágica que resolve muitas coisas dentro de uma sala de aula, sabia?
Bia: Sabia.
Nic: Quem nunca disse: “ Professora, esquecí meu trabalho em casa?”
Bia: É. E quem nunca perguntou, mesmo sem sede: “Professora, posso ir beber água?”
Nic: A desculpa ainda me levará a faculdade. Por isso, que gosto tanto dela.
Bia: Falando em desculpa, amanhã faremos prova oral, já pensou em alguma? 
Nic: Já. Direi que o gato comeu a minha língua.
Bia: Essa não vai colar, Nic! Só esse mês, você ganhou 7 advertências por falar demais durante a aula de geografia.
Nic: É mesmo. Tinha esquecido. E agora, o que vou dizer?
Bia: O rei das desculpas é você, não eu.
Nic: Já sei! Me ajuda a estudar o questionário que a professora passou...Vou pensar numa boa desculpa, assim que aprender essas questões.
Bia: Ajudo. Mas, se aprender o questionário, não vai precisar de desculpas...
Nic: Vai me ajudar ou não?
Bia: Vou. Vamos fazer assim, você envia as questões e eu as respostas, ok?
Nic: Questão número 1: Quais são os tipos de indústrias?
Bia: De base, intermediária e de bens de consumo duráveis e não duráveis.
Nic: Traduzindo...
Bia: A indústria de base ou pesada, extrai matérias primas das rochas e dos solos e as transforma em produtos que servem para outras indústrias.
Nic: Um exemplo, por favor!
Bia: Claro!  Esse tipo de indústria extrai petróleo e o transforma em gasolina, óleo diesel e querosene. Extrai carvão mineral e o transforma em energia. Extrai bauxita e a transforma em alumínio. Extrai ferrita e a transforma em ferro.
Nic: Entendí!
Bia: Continuando... A indústria intermediária ou de capital, utiliza o ferro e o alumínio produzidos pela indústria de base e os transforma em máquinas e equipamentos para as indústrias. Além disso, fabricam tratores, guindastes, navios e aviões.
Nic: Anotei.
Bia: A indústria de bens de consumo duráveis é aquela que fabrica produtos que duram  em média 3 anos ou mais. Como carros, motos, móveis, eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos. E a indústria de bens de consumo não duráveis fabrica produtos que duram em média, até 2 anos. Como alimentos, remédios, cosméticos e roupas.
Nic: Vou enviar as outras questões.
Bia: Claro!
Nic: Explique o que é o monopólio.
Bia: É quando uma indústria domina um setor da economia. A gillette é um exemplo de monopólio pois, domina o mercado mundial de lâminas de barbear.
Nic: E oligopólio?
Bia: É quando duas ou mais empresas dominam um setor da economia. Como exemplo, a Coca-cola e a Pepsi dominam a venda de refrigerantes no mundo.
Nic: Truste?
Bia: É quando uma empresa controla todas as etapas de produto.
Nic: Tem um exemplo?
Bia: Tenho. A Petrobrás é responsável por extrair o petróleo, refinar, distribuir e vender nos postos de gasolina.
Nic: Ah, tá!
Bia: Acabaram as perguntas?
Nic: Ainda não! Faltam duas.
Bia: Quais?
Nic: O que é um Cartel?
Bia: É quando duas ou mais empresas concorrentes, combinam o preço de suas mercadorias. Um exemplo, imagina que as cinco padarias do nosso bairro, cobrem R$0,50 pelo pãozinho francês.  O mesmo preço em todas as padarias caracteriza a formação de cartel. Esse tipo de acordo é ilegal no Brasil.
Nic: E, finalmente, o que é uma Holding?
Bia: É quando uma empresa administra outras. Um exemplo de holding no Brasil é o grupo Silvio Santos. Esse grupo controla mais de 40 empresas, entre elas estão o SBT, a Jequití cosméticos, as lojas do Baú, a Telessena e a rede de hotéis Jequitimar.
Nic: Entendí! Mas, e se na hora da prova eu esquecer essas respostas?
Bia: Não sei!
Nic: Humm... Já sei! Vou inventar uma desculpa!
Bia: Ah, é? E qual será desta vez?
Nic: Querida professora,  já reparou que  o mundo está perdendo seus gênios? Aristóteles faleceu, Leonardo da Vinci bateu as botas, Isaac Newton já era, Einstein se foi e eu não tô passando bem hoje... Para o bem da humanidade, acho bom a senhora me dispensar dessa prova.
Bia: Desculpa nota 100!



INDUSTRIA


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Migração

Bia: E aí, Nic! Como foi na prova de hoje?

Nic: Acho que acertei todas as questões, Bia.

Bia: Sério? Pelo jeito você estudou muito, né?

Nic: Estudei. Lí o livro, respondí as atividades do caderno, pesquisei na internet e ainda fiz um resumo sobre a matéria. Acho que virei um “expert” no assunto.

Bia: Uhum...

Nic: Não acredita em mim?

Bia: Claro que acredito! Inclusive, ía pedir sua ajuda pra terminar minha atividade, pode ser?

Nic: Só se for agora!

Bia: Ok! Vamos fazer assim, eu pergunto, você responde e...

Nic: E?

Bia: Termino minha atividade...

Nic: Claro! Que comecem as perguntas...

Bia: 1) O que é a migração?

Nic: É o deslocamento de pessoas na superfície terrestre.
Bia: 2) O que é a Migração externa ou internacional? Dê um exemplo.
Nic: É a migração que ocorre entre países.
Exemplo: O João morava no Brasil e se mudou para a Itália.
Bia: Fácil!  Questão 3) O que é a migração interna ou nacional? Dê um exemplo.
Nic: É a migração que ocorre dentro de um país.
Exemplo: A Jéssica morava em São Paulo e se mudou para o Rio de Janeiro.
Bia: Exemplo anotado! Agora, essa atividade número 4, está perguntando a diferença entre emigração e imigração.
Nic: Simples!  Emigração é a saída de uma ou mais pessoas do seu país de origem e imigração é a chegada de uma ou mais pessoas no país de destino.
Bia: País de origem?
Nic: É. País de origem é aquele que a pessoa nasceu. Nosso país de origem é o Brasil.
Bia: E, país de destino...
Nic: Sim, país de destino é aquele que o imigrante escolheu para viver. Como por exemplo, a família da Sue Hoffman, nossa colega de turma, quando veio da Bélgica, escolheu o Brasil como país de destino.
Bia: Bem lembrado! Agora vamos ver... Questão 5: O que é a força de atração?
Nic: Força de atração é o motivo que leva uma ou mais pessoas a migrarem, nesse caso, elas vão em busca de melhores condições de vida, como oportunidades de empregos, tratamento médico, estudo e comodidade.
Bia: Ok! E a força de repulsão?
Nic: É o motivo que leva uma ou mais pessoas a migrarem, tendo como principal objetivo preservar a própria vida.
Bia: Um exemplo, por favor!
Nic: Claro! Dizemos que as pessoas migram por causa da força de repulsão quando fogem de terremotos, secas, enchentes, vulcões ativos, fome ou perseguições políticas e religiosas.
Bia: Entendí e agora só faltam três questões para terminar essa atividade.
Nic: Quais?
Bia: O que é o êxodo rural?
Nic: É a saída de pessoas do campo para a cidade.
Bia: O que é a Migração Urbano rural?
Nic: É a saída de pessoas da cidade para o campo.
Bia: E finalmente, o que é a migração pendular ou diária?
Nic: É a migração que ocorre quando as pessoas saem de sua cidade para trabalhar ou estudar em outra e retornam no final do dia.
Bia: Valeu mesmo, Nic! Missão cumprida.

Nic: Então, até já...

Bia: Espera! Tinha esquecido... partindo do princípio que você não é de se dedicar aos estudos de maneira regular... o que te fez estudar tanto?

Nic: Ué, fiz um acordo com o meu pai...

Bia: Bacana! E posso saber que acordo foi esse?...

Nic: Claro, Bia! Meu pai disse que se eu estudasse para a prova de hoje, poderia faltar aula durante dois dias seguidos, ou seja, como estudei e acho que mandei muito bem na prova, ganhei o direito de ficar amanhã e depois em casa, dormindo, comendo e jogando video game.  Enquanto isso, vocês, pobres alunos mortais, estarão lendo, escrevendo e copiando do quadro, naquele colégio sombrio e aterrorizante. Hahahá!
(#Eu sou um gênio!)

Bia: Desce do palco, Nic! Hoje é sexta-feira, amanhã é sábado e depois será domingo. Seu pai que é um gênio! Hahahá!

MIGRAÇÃO


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População



Nic: Bia, me ajuda aí! Tô precisando estudar muito para esse trabalho de geografia...

Bia: Tá legal! O que você precisa saber sobre esse trabalho?

Nic: Tudo!

Bia: Tudo?

Nic: É.

Bia: Você não sabe nada?

Nic: Não.

Bia: Nada mesmo?

Nic: Sobre o trabalho, não. Agora, sobre o meu pai, sei que preciso tirar uma nota boa, se não ...  (#JÁERA).

Bia: Se não?

Nic: Me ajuda aí, que depois te conto o que aconteceu.

Bia: Combinado! Vamos começar a entender o conceito de população...

Nic: Isso!

Bia: População é um conjunto de pessoas. E o estudo da população é chamado de demografia. (Demo = povo e grafia = estudo).

Nic: Anotado!

Bia: Para entendermos melhor a população precisamos saber o que é a taxa de natalidade, taxa de mortalidade, mortalidade infantil, crescimento vegetativo e expectativa de vida...

Nic: Ué, tudo isso?

Bia: É!

Nic: Então, vamos começar pela taxa de natalidade, pode ser?

Bia: Claro! Natalidade é uma palavra que vem de natal e natal, você sabe o que significa, né?

Nic: Nascimento?

Bia: Isso aí!

Nic: Então, taxa de natalidade seria...

Bia: Aquantidade de bebês que nascem em um país, estado ou município no período de um ano.

Nic: Bia, lembro que quando a professora explicou essa matéria, ela nos ensinou a calcular essa taxa. Você sabe como é feito esse cálculo?

Bia: Sei! Abra a calculadora do seu computador e vamos calcular...

Nic: Calculadora na mão...

Bia: Imagine que a cidade alegria possua vinte mil habitantes...

Nic: 20.000 habitantes. Ok!

Bia: Agora, imagina que no ano de 2015, nasceram quinhetos bebês nessa cidade.

Nic: 500 bebês...

Bia: Agora é só você multiplicar os 500 bebês por 100 e dividir pelo número de habitantes da cidade que é 20.000

Nic: Assim? 500 x 100 : 20.000 =

Bia: Isso!

Nic: O resultado é 2,5 ?

Bia: Isso mesmo! Esses 2,5 representam a taxa de natalidade. Que significa que a população de Alegria cresceu 2,5 % no ano de 2015.

Nic: Simples assim?

Bia: É.

Nic: Então, podemos passar para a taxa de mortalidade?

Bia: Caro! mortalidade é a quantidade pessoas que morrem em um país, estado ou município no período de um ano.

Nic: EntendÍ! E para calcular a taxa de mortalidade é só usarmos o mesmo cálculo que fizemos acima, correto?

Bia: Corretíssimo, Nic!

Nic: Para provar que aprendí, vou inventar um exemplo, ok?

Bia: Claro!

Nic: A cidade alegria possui 20.000 habitantes e no ano de 2015, morreram 200, logo, teremos: 200 x 100 : 20.000 = 1,0.

Bia: Perfeito! Isso significa que a cidade alegria perdeu 1% da sua população nesse ano.

Nic: Já que entendí essas taxas, vamos falar sobre a mortalidade infantil...

Bia: Mortalidade infantil é a quantidade de bebês que morrem antes de completar um ano de vida.

Nic: Isso é triste.

Bia: Muitíssimo triste!

Nic: Bom, podemos ir para outro assunto?

Bia: Claro! Vamos falar sobre o crescimento vegetaivo ou natural é a diferença entre a taxa de natalidade e de mortalidade. Vamos voltar ao nosso exemplo: se a taxa de natalidade da cidade alegria, no ano de 2015,  foi de 2,5% e a taxa de mortalidade foi de 1,0%, para descobrirmos o crescimento vegetativo, basta subtraírmos: 2,5 1,0 = 1,5.

Nic: Muito fácil! Agora só falta você me falar o que é a expectativa de vida...

Bia: Expectativa de vida é a quantidade média de anos que as pessoas de um país costumam viver...

Nic: Traduzindo... seria?

Bia: Seria dizer que em alguns países como o Japão as pessoas vivem aproximadamente 85 anos e em outros, como Serra Leoa, as pessoas vivem cerca de 38 anos, apenas.

Nic: Por que essa diferença tão grande?

Bia: Essa diferença está relacionada ao  acesso a alimentação, água potável, saneamento básico e a saúde que cada povo dispõe.

Nic: Entendí, Bia! E qual seria a expectativa de vida do nosso país?

Bia: O brasileiro vive em média 75 anos.

Nic: Isso significa que ainda temos muitos anos para viver.

Bia: Isso aí!

Nic: Valeu, Bia! Gostei muito da sua explicação, aprendí e sei que meu pai vai ficar orgulhoso de mim...

Bia: Falando nisso, você ficou de me contar o motivo do seu pai ter ficado furioso com você.

Nic: Bem lembrado! Então, ontem á noite, eu cheguei para o meu pai e disse: - pai, eu tirei nota 10 em três provas.

Meu pai, sorriu, abriu os braços para me abraçar e falou: - parabéns, meu filho! Você é o orgulho da família. Em quais disciplinas você tirou dez?

Olhei pra ele, com um sorriso no rosto e respondí:-tirei 4 em História, 4 em Matemática e 2 em geografia. Somando dá dez.

Bia: Hahahá!




POPULAÇÃO


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Sistema solar


Nic: Os melhores dias do ano letivo, começam com  a letra “F”.
Bia: Finais de semana, feriados, férias e...
Nic: Quando FALTA um professor.
Bia: Tem razão.
Nic: É...
Bia: Mas, amanhã é dia de ir para o colégio...
Nic: Amanhã?
Bia: É...
Nic: Tem certeza?
Bia: Nic, não sei se você sabe mas, já inventaram um negócio chamado de calendário. É muito útil. Dá uma olhada no seu computador, se achar... Me avisa...
Nic: Rotação translação afélio periélio, equinócio solstício e os planetas.
Bia: Como?
Nic: Ha ha há! Bia, já reparou que os dias da semana, demoram a passar?
Bia: É. Em compensação, os finais de semana voam. Mas, já estudamos sobre isso e aprendemos que todos os dias tem a mesma quantidade de horas.
Nic: Aprendemos? Não me inclua nessa frase...Você aprendeu...
Bia: Mas, isso não significa que a professora não tenha nos ensinado...
Nic: É... Mas, vou fazer uma pesquisa sobre esse tema na internet, se eu aprender alguma coisa, acho que posso inventar uma maneira de aumentar o número de horas dos finais de semana, férias e feriados...Magnífica ideia! O que acha?
Bia: Acho que você andou bebendo refresco de groselha misturado com falta de juízo.
Nic: Um dia, você ainda irá me agradecer, sua engraçadinha!
Bia: Ah, claro! Hahahá!
Nic: Não vou perder tempo discutindo... É hora do gênio trabalhar... Só pra lembrar, onde escreví “gênio” leia-se Nic.

Bia: Ah, tá!

Nic: Falando nisso, por onde posso começar essa pesquisa?

Bia: Ué? Você que é o gênio, não eu.

Nic: Acabo de te nomear minha assistente de pesquisa.
Bia: Hahahá! Não quero!
Nic: Por favor, Bia! (# não estou implorando, só estou sendo educado).
Bia: Tá bom!
Nic: Bem-vida a bordo!

Bia: A bordo de quê?

Nic: É...é...é... Esquece, vamos começar.

Bia: Ok... Acho que devemos pesquisar sobre o Sistema Solar...
Nic: Isso é bicho ou fruta?
Bia: O Sistema Solar é um conjunto de planetas que giram em torno do Sol. Além do nosso planeta, fazem parte desse sistema mais sete planetas: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
Nic: E Plutão?

Bia: Em 2006, Plutão passou a ser considerado um planeta-anão do nosso Sistema solar, junto com Ceres, Éris, Makemake e Haumea...

Nic: Entendí. Mas, nosso objetivo é o planeta Terra, vamos nos concentrar nele, ok?

Bia: Você que manda, chefe! Hahahá! Bom, o que sei sobre nosso planeta é que ele leva 365 dias e 6 horas para dar uma volta ao redor do Sol e esse movimento é chamado de Translação.
Nic: 365 dias e 6 horas? Isso quer dizer que a cada 4 anos, teremos um ano com 366 dias, né?
Bia: Exato, esse ano com um dia a mais é chamado de ano bissexto.
Nic: Por favor, continue...

Bia: Assim como um pião, a Terra também gira em torno do seu próprio eixo. Esse movimento dura 1 dia e é chamado de Rotação.

Nic: E...

Bia: No movimento de Translação teremos o afélio, o periélio, o solstíscio e o equinócio...

Nic: O quê?

Bia: Afélio é o período do movimento de Translação em que a Terra fica mais afastada do Sol. Periélio é o período do movimento de Translação em que o nosso planeta fica próximo do Sol.

Nic: E Solstício e Equinócio?

Bia: Solstício é quando o calor do Sol bate com mais intensidade no hemisfério norte ou sul do planeta e Equinócio é quando o calor do Sol bate com mais intensidade na linha do Equador...
Nic: Calma aí!
Bia: O que foi agora?
Nic: O que é hemis...fé...rio?

Bia: Hemis quer dizer metade e sfério, significa esfera, isto é, essa palavra se refere a metade da Terra. Para facilitar, imagina que você tem uma laranja...

Nic: Tá...

Bia: Agora, desenhe uma linha com uma canetinha no meio dela...

Nic: Uhum...

Bia: Pronto... você tem uma laranja com duas metades. A metade de cima, iremos chamar de metade Norte ou hemisfério Norte e a metade de baixo, metade Sul ou hemisfério Sul.
Nic: Ah, tá! E o que é o Equador?
Bia: Chamamos de Linha do Equador, a linha que divide a Terra em duas partes, ou seja, esta linha que você desenhou no meio da sua laranja imaginária...
Nic: Entendí! Então...Solstício significa que... Quando o calor do Sol bater com mais intensidade na metade de cima da Terra, teremos o verão no hemisfério Norte e inverno na metade de baixo, isto é, no hemisfério Sul. E quando o Sol bater com mais intensidade na metade de baixo, teremos o verão no hemisfério Sul, e inverno na parte de cima, ou seja, no hemisfério norte, né isso?

Bia: Exatamente!

Nic: E quando o calor do Sol bater com mais intensidade na Linha do Equador, o que acontecerá?

Bia: Teremos a Primavera e o Outono, isto é, o Equinócio.

Nic: Entendí mas... Calma aí! Você me explicou um montão de coisas mas, ainda não disse como faço pra aumentar as horas dos feriados, das férias e dos finais de semana. Tá me enrolando, né?

Bia: Isso eu não sei... Pergunta para professora!

Nic: Ela jamais me dará essa respos... Espera! Aprendí um montão de coisas e... Acho que mereço essa reposta e muito mais... Mereço o Prêmio Nobel de melhor aluno do ano...
Bia: Por quê?
Nic: Ué! Hoje, não  cheguei atrasado no colégio, não pedí pra ir beber água, não fiz bagunça,  não conversei durante a explicação da professora, não joguei bolinha de papel em ninguém e não...
Bia: Foi para o colégio...Hoje é domingo!


SISTEMA SOLAR


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Socialismo


Nic: Vou tirar zero na prova de amanhã!
Bia: Não será a primeira vez que isso acontece, já devia estar acostumado.
Nic: Engraçadinha!
Bia: Hahahá!
Nic: Não sei qual é a matéria da prova e...
Bia: Nunca sabe.
Nic: Mas, será que tem alguma alma bondosa que possa me ajudar nesse grupo?
Bia: Isso é uma indireta, Nic? Nesse grupo só tem nós dois...
Nic: É... é...Nem tinha percebido...Rsrsrs...
Bia: ...
Nic: Não entendeu a minha indireta?
Bia: Entendí.
Nic: E?
Bia: E o que?
Nic: E o que me diz?
Bia: Tá.
Nic: Tá o quê?
Bia: Vou te ajudar.
Nic: Podemos começar?
Bia: Sim.
Nic: Então... Acho que a...a...a...é...é...é...
Bia: O socialismo é uma maneira que algumas socidades adotaram para viver. E o objetivo principal é a igualdade e o bem de todos.
Nic: Como assim?
Bia: Vou te dar um exemplo. Pensa numa tribo de índios...
Nic: Pensei.
Bia: Agora imagina como eles se organizam...
Nic: Não sei... Como eles se organizam?
Bia: Dividindo as tarefas...cada índio é responsável por uma tarefa.
Nic: Que tarefa?
Bia: Pescar, plantar, preparar o alimento, tomar contas das crianças, defender a tribo, transmitir os conhecimentos e preparar os rituais.
Nic: Entendí. Então, cada um é responsável por realizar uma dessas tarefas para que a tribo funcione bem. E o que os torna iguais é o fato de todos trabalharem para a promoção do bem coletivo.
Bia: Foi isso que eu disse.
Nic: Foi. E como fica os salários deles? Quem recebe mais?
Bia: Os índios não tem salário, todos trabalham para que a tribo possa viver bem.
Nic: E no socialismo?
Bia: Assim como no exemplo da tribo, no socialismo, todos recebem igualmente o necessário para viver.
Nic: Você tá dizendo que numa sociedade socialista um médico e um faxineiro ganham o mesmo salário?
Bia: Isso mesmo!
Nic: Por que?
Bia: Como já disse, o sistema socialista visa atender a necessidade de todos, independente de sua formação. O  médico precisa comprar comida, roupa, calçado e ter uma casa para morar e o faxineiro também. Logo, ambos precisam ter suas necessidades igualmente supridas.
Nic: Muito estranho mas, tô entendendo.
Bia: Bem diferente do que estamos acostumados no Brasil.
Nic: Verdade...Mas, existe algum país que adota o socialismo?
Bia: Sim! Cuba, China, Coréia do Norte e Vietnã.
Nic: Interessante! Mas, de onde esses países tiraram essa ideia de socialismo?
Bia: Tem muitos intelectuais que escreveram sobre isso, mas, um dos nomes mais comentandos sobre o assunto é o do filósofo alemão,  Karl Marx. Seus livros inspiraram alguns governantes a adotarem essa ideia em seus países.
Nic: Interessante! E existem fábricas nesses países?
Bia: Existem e pertencem ao povo. Elas produzem de acordo com as necessidades do povo.
Nic: Vou pesquisar no google sobre esses países.
Bia: Faça isso!
Nic: Achei aqui. É muita coisa pra ler.
Bia: Sim.
Nic: É tanta coisa que só queria...
Bia: Passar a madrugada inteira lendo sobre o socialismo?
Nic: Não! Queria ter o poder de ler a mente das pessoas.
Bia: Hahahá! Facilitaria muito na hora de fazer as avaliações do colégio.
Nic: Se tivesse esse poder, leria sua mente, a da Karina e a da Jéssica.
Bia: Só você mesmo, pra inventar isso!
Nic: E você, se tivesse esse poder, ía ler qual mente ?
Bia: A da professora, claro!




SOCIALISMO


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